Transferências de valor
Quais facilidades o Bitcoin oferece para transferir valores? Que vantagens o bitcoin tem para remessas?
Guias
O envio de remessas sempre teve um custo muito alto para as partes.
Séculos atrás, isso foi justificado pelo esforço e tempo necessários para mover valores de um lugar para outro, sejam moedas, ouro, cabeças de gado ou especiarias.
Mas ainda hoje a entrega de valores mobiliários por correio certificado continua levando dias.
É verdade que surgiram novos métodos para enviar valores monetários entre as pessoas, com transferências bancárias, depois serviços bancários digitais e, finalmente, Apps de pagamento.
No entanto, embora essas operações sejam digitais e nenhuma conta seja movimentada, as comissões ainda são altas e os prazos, longos.
Finalmente, existem os serviços de remessa internacional de papel moeda, mas eles funcionam apenas durante o horário comercial e são úteis apenas se você tiver uma de suas lojas por perto.
Por outro lado, esses serviços pagam ao destinatário em moeda local, independentemente de serem enviados a eles dólares, euros ou reais.
Todos esses métodos para enviar remessas têm altos custos para quem envia e quem recebe: em alguns casos, é monetário (pela comissão cobrada), mas também é pago com o tempo necessário para receber o dinheiro ou a inconveniência de se aproximar de uma agência.
Diferente desses vários tipos de serviços, o Bitcoin permite transferir valor com um pequeno prazo (variando minutos ou poucas horas) e muitas vezes sem comissões para intermediários ou com uma taxa muito baixa.
Parte da conveniência das criptomoedas é que elas podem ser convertidas em moeda local: quem as recebe pode decidir transferi-las para papel moeda, para moedas mais estáveis, como dólares ou euros, ou mesmo para qualquer outro tipo de criptomoeda ou valor.
E um dos aspectos mais notáveis é que ao enviar um valor em Bitcoin, esse montante nunca passa pelas mãos de terceiros: vai diretamente do remetente para o destinatário.