Os bitcoins
Que características e vantagens tem o bitcoin como unidade de valor? Quantos bitcoins existirão e quantos já foram minerados? Quanto cobram os mineradores?
Guias
No sistema monetário tradicional, os Governos imprimem dinheiro de curso legal quando querem ou necessitam. Dessa forma, moedas "fiat", como os reais ou dólares, são “infinitas”.
Ao contrário das moedas fiduciárias, o Bitcoin tem um limite finito de emissão: 21 milhões de unidades.
Não haverá mais de 21 milhões de bitcoins e, em 2020, já foram minerados por volta de 18 milhões. Além disso, levará um século minerar os cerca de 3 milhões de bitcoins restantes.
Por que essa mudança no ritmo da mineração? O Bitcoin foi desenhado de modo que a quantidade de novos bitcoins gerados na mineração reduz pela metade a cada quatro anos, por um processo chamado halving.
Em maio de 2020, ocorreu o processo do halving e a recompensa para os mineradores passou de 12,5 para 6,25 bitcoins por cada bloco minerado.
Por isso, os bitcoins são bens digitais que se tornam cada vez mais escassos, dado que cada dia que passa faltam menos unidades a gerar e é necessário um esforço maior para minerá-los.