Operações entre pares
Como operar bitcoin entre pessoas? Quais os riscos das operações ponto-a-ponto? Como encontrar um comerciante P2P segundo a experiência em Bitcoin?
Guias
Existem muitas formas de obter bitcoins de acordo o nível de experiência que se tem ou com a disponibilidade de capital para investir em criptomoedas.
Mas, qualquer seja o caso, cedo ou tarde grande parte dos usuários utilizam o método central da ideologia Bitcoin: as operações de pessoa para pessoa ou ponto a ponto.
Bitcoin é um sistema contábil entre pares, criado com a ideia de ser uma ferramenta para que as pessoas possam transferir valores entre si diretamente, de forma direta, barata e segura. Porém, esse modelo também possui riscos.
A intenção original do time de desenvolvedores do Bitcoin foi criar uma plataforma sem intermediários para transferência de valores por meio de uma criptomoeda, o bitcoin.
Na teoria, os usuários negociariam de forma responsável e honesta, como forma de apoiar o projeto Bitcoin. Isso foi assim no começo, mas a comunidade cresceu a tal ponto que tornou-se impossível escalar a confiança entre os usuários desta moeda.
O problema principal da compra e venda de pessoa a pessoa está na falta de segurança e confiança entre vendedores e compradores, em geral desconhecidos.
Nas operações presenciais, quando os interessados se encontram para que um dê o dinheiro e o outro transfira as criptos, o medo de roubos e fraudes são muito frequentes.
Como encontrar um vendedor de cripto P2P
Alguns contam com a sorte de conhecer um amigo ou familiar que já estão no mundo cripto e podem recomendar um vendedor, mas existe uma série de outros canais onde é possível encontrá-los: fóruns, redes sociais, comunidades online e grupos de Telegram.
Nesses espaços, os detentores de criptomoedas publicam suas ofertas e os compradores pedem referência dos vendedores, buscam o melhor preço e a forma de pagamento mais conveniente.
Também existem serviços web onde os usuários podem publicar suas propostas de vendas, indicando quantos BTC desejam vender, o preço e as condições para a negociação.
Do outro lado, os compradores podem entrar nessa plataforma, analisar as ofertas disponíveis e as condições, escolhendo com qual comprador desejam negociar. Esses sites contam com um sistema de reputação para vendedores e compradores, da mesma forma que outros tipos de marketplaces e aplicativos de e-commerce.