Como o preço do bitcoin é formado?
Por que existem tantos preços diferentes para o bitcoin? Onde os bitcoins podem ser comprados e vendidos? Por que há um "acordo de preços" a cada transação?
Guias
Embora as mudanças na oferta e procura alterem o valor do bitcoin, há outros dois fatores importantes que orientam seu preço em larga escala.
Primeiro, o bitcoin tem valor porque existem 25 milhões de usuários que confiam e o utilizam.
Além disso, os bitcoins tem valor por serem escassos: haverá apenas 21 milhões de bitcoins produzidos no mundo e existem 18 milhões deles em circulação. O fato de ser difícil e caro de produzir - minerar - também traz valor para o Bitcoin.
O preço não é regulado por um Estado, banco central, casa da moeda ou empresa. Por isso, ainda que o valor flutue por muitos fatores, não está sendo afetado pela inflação.
Todos esses elementos entram em jogo quando duas pessoas chegam a um acordo sobre um valor que deixe satisfeito tanto vendedor quanto o comprador.
Ao longo de sua história, essa quantidade partiu de frações de centavos de dólar nos primeiros dias de existência da rede Bitcoin até US$20 mil, em dezembro de 2017.
Para cada operação as partes interessadas acordam um preço. E a principal razão para essa variação é que nem todos compram e pagam do mesmo modo.
Qual é o melhor método? Isso será definido pela urgência em obter os bitcoins, o preço procurado, a forma de pagamento desejada e a experiência que se tem com criptomoedas.