Voltar ao início

Como o preço do bitcoin é formado?

Embora as mudanças na oferta e procura alterem o valor do bitcoin, há outros dois fatores importantes que orientam seu preço em larga escala.

Primeiro, o bitcoin tem valor porque existem 25 milhões de usuários que confiam e o utilizam.

Além disso, os bitcoins tem valor por serem escassos: haverá apenas 21 milhões de bitcoins produzidos no mundo e existem 18 milhões deles em circulação. O fato de ser difícil e caro de produzir - minerar - também traz valor para o Bitcoin.

O preço não é regulado por um Estado, banco central, casa da moeda ou empresa. Por isso, ainda que o valor flutue por muitos fatores, não está sendo afetado pela inflação

O acordo de preços do Bitcoin

Todos esses elementos entram em jogo quando duas pessoas chegam a um acordo sobre um valor que deixe satisfeito tanto vendedor quanto o comprador. 

Ao longo de sua história, essa quantidade partiu de frações de centavos de dólar nos primeiros dias de existência da rede Bitcoin até US$20 mil, em dezembro de 2017.

Como o preço do bitcoin é formado?
Existem muitas formas de conseguir bitcoins e cada ferramenta ou plataforma de venda pratica preços diferentes

Para cada operação as partes interessadas acordam um preço. E a principal razão para essa variação é que nem todos compram e pagam do mesmo modo. 

Qual é o melhor método? Isso será definido pela urgência em obter os bitcoins, o preço procurado, a forma de pagamento desejada e a experiência que se tem com criptomoedas.

Por que há tantos preços diferentes para o BTC?

  • Quem compra "em mãos" de outra pessoa concorda com um valor e uma comissão que, de acordo com a confiança, valor ou a forma de pagamento, tornam o preço mais barato ou mais caro.
  • Aqueles que compram de outros usuários por meio de plataformas P2P online (ponto-a-ponto) revisam as "ofertas" de vendas de criptos e escolhem com base no melhor preço, meio de pagamento e reputação do vendedor.
  • Quem negocia em uma exchange pode manter um controle "em tempo real" de sua compra e optar por fazê-lo com o melhor preço possível. Você também pode deixar as operações programadas para quando o BTC atingir a cotação desejada.
  • E aqueles que compram de uma corretora e acessam os valores que essa plataforma oferece, aceitam um custo extra em troca de benefícios como segurança, simplicidade e velocidade. Portanto, esta é a maneira mais recomendada para usuários iniciantes.