Voltar ao início

O que são os endereços de Bitcoin

Para realizar transações no Bitcoin, é necessário criar um endereço que, como um endereço de e-mail, é usado para distinguir uma conta de outras.

Os endereços são únicos, compostos por 26 a 35 caracteres alfanuméricos que são gerados por meio de processos matemáticos aleatórios.

Obter um endereço de Bitcoin é um processo gratuito e não há limite na quantidade de endereços que cada pessoa pode ter.

O método mais simples é utilizar carteiras ou wallets: aplicativos ou serviços web que permitem operar com criptomoedas e que fornecem endereços ao registrar-se neles.

Alguns usuários preferem gerar seus endereços sem recorrer a wallets, para ter o controle completo. Esse método é um pouco mais complexo, mas viável.

Chave pública vs chave privada
A chave pública funciona como um "número da conta" e a chave privada é usada para assinar as operações.

Chaves públicas e chaves privadas

Os endereços de Bitcoin são formados por pares de chaves: uma privada e uma pública.

A chave pública é usada para gerar um ou mais endereços que funcionam de forma similar a um endereço de e-mail: servem para distinguir cada conta das demais.

Esse endereço é compartilhado ao transacionar, já que não compromete o acesso aos fundos. E como tem um formato complexo, pode ser substituído por um código QR que o simplifique.

A chave privada funciona mais como uma “senha”, é usada para assinar digitalmente as transações e deve ser secreta, já que é a verdadeira chave para os fundos.

Essas chaves são formadas por uma cadeia de caracteres alfanuméricos, mas que podem ser utilizadas com uma série de palavras chave.

chave pública e privada
A chave privada deve ser mantida em total segredo, pois permite acesso aos bitcoins armazenados no endereço.

Existem muitos serviços digitais para armazenar chaves. Alguns são online e outros em dispositivos eletrônicos específicos, semelhantes a pen drives.

De qualquer forma, a recomendação é sempre anotar a chave privada no papel e protegê-la. Há quem opte por gravar em metal para proteger a senha caso sofra um incêndio ou inundação.

Tudo isso porque perder ou esquecer a chave privada significa perder definitivamente o acesso aos bitcoins.