Voltar ao início

O que é o Bitcoin?

Bitcoin é a primeira criptomoeda descentralizada, um tipo de dinheiro digital baseado em um sistema contábil que funciona entre pessoas, sem a necessidade de intermediários como banco ou Governo para validar as transações.

Para os usuários, operar com Bitcoin é tão simples como mandar um e-mail: existe um endereço que envia e um outro que recebe e uma mensagem. Nesse caso, no lugar de uma mensagem é uma quantia de bitcoins.

Por isso se converteu em um sistema de pagamento direto cada vez mais usado no mundo.

Por que uma criptomoeda?

Porque os dados e as transações circulam em uma rede protegida com criptografia, o que torna bastante difícil de violar.

O Bitcoin não tem um servidor central: é literalmente uma rede em que todos os computadores levam uma cópia da conta de todos, sem necessidade de identificar quem está por trás de cada ação.

Quem envia e recebe bitcoins opera de forma privada e permanece anônimo diante da rede: apenas os envolvidos diretamente sabem quem são e os detalhes de suas movimentações.

Assim é mais estável e resistente aos ciberataques, falsificações e golpes.

Por tudo isso, o Bitcoin se converteu desde seu nascimento em 2009 em uma plataforma global cada vez mais importante para transferir valor entre pares de forma livre e simples.

E ao mesmo tempo deu início à revolução cripto.

o qué é Bitcoin? é a primeira criptomoeda descentralizada
O Bitcoin é uma rede de pagamentos diretos em que as pessoas podem operar valores de forma privada e semi-anônima.

Como conseguir seus primeiros bitcoins?

  • Comprar diretamente de alguém: de pessoa para pessoa (P2P).
  • Receber como pagamento ao prestar algum serviço ou vender um produto.
  • Adquirir em carteira de criptomoeda como a Ripio, por meio de pagamento em moeda fiat (como reais), transferência bancária ou cartões.
  • Trabalhar para a Rede Bitcoin e receber uma recompensa em bitcoins, o que se conhece como mineração.
  • Ganhar como recompensa em jogos ou cumprindo tarefas online como ver publicidades, responder pesquisas ou gerar conteúdo sobre um determinado tema.