Voltar ao início

Exchanges de criptomoedas

Diferente das carteiras, que contam com uma operação própria para negociação de criptomoedas, nas exchanges os usuários inserem ordens, que são “operações desejadas”, para indicar a quantidade de bitcoins que desejam comprar e vender e a qual preço.

As ordens são as instruções que cada usuário dá a uma exchange. Por exemplo: se o bitcoin bater um determinado valor, dispara uma ordem de compra de 10 bitcoins. Mas se o preço subir a um outro preço determinado, se faz efetiva uma ordem de venda de 10 bitcoins.

O sistema conecta as ordens e automatiza a transação. E se apenas uma oferta não for suficiente para satisfazer o montante desejado, o sistema busca outras propostas no mesmo valor para completar o montante desejado pelo comprador. O mesmo para o vendedor.

Em todos os casos, as ordens não executadas podem ser modificadas ou canceladas.

Como são os próprios usuários que determinam o preço e dada que a oferta de operações é bem ampla, a exchange como método para compra e venda de bitcoins e outras criptomoedas é a que permite conseguir os melhores preços, gerenciando os momentos para operar.

Exchanges de criptomoedas para trading e investimento
Os indicadores que as exchanges mostram podem parecer assustadores, mas tudo se resume a comprar e vender 

Como comprar e vender bitcoins em uma exchange

Exchanges podem aparentar serem muito complexas, já que parte de suas funcionalidades é mostrar as operações em tempo real e dar uma referência atualizada do preço do Bitcoin: o último valor ao qual se concretizou uma transação.

A engenharia de dados e a interface deste tipo de plataforma é muito completa. Porém, operar por meio de uma exchange é algo muito mais direto do que a aparência indica.

Para operar em exchanges é necessário criar uma conta e, em alguns casos, validá-la com uma selfie ou uma foto de algum documento de identidade oficial e fazer um depósito inicial.

Uma vez na interface da exchange, é possível acessar o livro de ordens: as propostas de compra e venda que os usuários lançaram na plataforma, indicando quantidade e preço buscado.

Os usuários podem usar o preço de referência das últimas operações para uma ação mais imediata ou programar transações para serem executadas no futuro.

A operação é feita de forma completamente automatizada. Quando se publica uma ordem de compra ou venda por um valor que iguale ou melhore o desejado, as operações são disparadas de maneira automática e o valor é creditado imediatamente no saldo do usuário. Concluída a compra ou a venda, o usuário pode transferir esse montante para uma outra carteira ou conta bancária.