Voltar ao início

Sistema de pagamentos

Nos últimos anos, tornou-se habitual o uso pagamentos online, Apps para celular que simplificam e aceleram as compras e o pagamento de serviços.

Mas esse sistema tem seus custos: assim como há operações com desconto, para outras, os Apps cobram comissão. Além de você ser obrigado a fornecer informações pessoais e bancárias.

Há, também, alguns inconvenientes: há pessoas que têm vergonha de fornecer dados para pagar assinaturas ou compras relacionadas à sua sexualidade, por exemplo.

Diante disso, o Bitcoin está demonstrando sua consistência como uma rede de pagamento online, sem horário de operação, com comissões mais baixas e maior privacidade para seus usuários.

O pagamento em bitcoins já é uma opção integrada em muitos e-commerces, prestadores de serviços e varejo.

O processo é muito simples. A compra é feita como de costume e, ao escolher o método de pagamento em criptografia (em vez de cartão, por exemplo), o sistema fornecerá um endereço de Bitcoin ou um QR-code para escanear a carteira de criptomoeda e realizar o envio.

O que se pode comprar com Bitcoin?
Após mais de uma década de existência, os bitcoins já são aceitos para pagar por todos os tipos de bens e serviços.

O que você pode comprar com bitcoins

  • Passagens aéreas e reservas de hotel.
  • Assinaturas de plataformas de conteúdo online.
  • Hardware, software e serviços de computador (hospedagem, VPN).
  • Alimentos, bebidas, roupas, sapatos e móveis.
  • Relógios de luxo ou automóveis de luxo.
  • Casas, apartamentos e terrenos.
  • Ingressos para shows culturais e esportivos.

Hoje, tudo isso pode ser pago com criptomoedas. E a lista continua: existem psicólogos, lojas para pets e empresas aéreas que já aceitam o pagamento em Bitcoin.

Além disso, existem até empresas que pagam salários em criptomoedas aos funcionários que a escolherem.

No entanto, ainda não existem métodos diretos no Brasil para usar cripto para pagar impostos ou serviços públicos como eletricidade. Porém em outros países, como a Suíça e Estados Unidos, já é possível através de empresas que fazem o papel de intermediário.

Existem algumas soluções que permitem criar cartões virtuais (de empresas como Visa ou Mastercard, inclusive) e cobrar deles um saldo em criptomoedas. Graças a esses aplicativos, hoje você pode pagar praticamente tudo com bitcoins.