Sistema de pagamentos
Quais vantagens o Bitcoin tem como uma rede de pagamento direto? Que tipos de empresas aceitam bitcoins como forma de pagamento? O que pode ser pago com bitcoins?
Guias
Nos últimos anos, tornou-se habitual o uso pagamentos online, Apps para celular que simplificam e aceleram as compras e o pagamento de serviços.
Mas esse sistema tem seus custos: assim como há operações com desconto, para outras, os Apps cobram comissão. Além de você ser obrigado a fornecer informações pessoais e bancárias.
Há, também, alguns inconvenientes: há pessoas que têm vergonha de fornecer dados para pagar assinaturas ou compras relacionadas à sua sexualidade, por exemplo.
Diante disso, o Bitcoin está demonstrando sua consistência como uma rede de pagamento online, sem horário de operação, com comissões mais baixas e maior privacidade para seus usuários.
O pagamento em bitcoins já é uma opção integrada em muitos e-commerces, prestadores de serviços e varejo.
O processo é muito simples. A compra é feita como de costume e, ao escolher o método de pagamento em criptografia (em vez de cartão, por exemplo), o sistema fornecerá um endereço de Bitcoin ou um QR-code para escanear a carteira de criptomoeda e realizar o envio.
Hoje, tudo isso pode ser pago com criptomoedas. E a lista continua: existem psicólogos, lojas para pets e empresas aéreas que já aceitam o pagamento em Bitcoin.
Além disso, existem até empresas que pagam salários em criptomoedas aos funcionários que a escolherem.
No entanto, ainda não existem métodos diretos no Brasil para usar cripto para pagar impostos ou serviços públicos como eletricidade. Porém em outros países, como a Suíça e Estados Unidos, já é possível através de empresas que fazem o papel de intermediário.
Existem algumas soluções que permitem criar cartões virtuais (de empresas como Visa ou Mastercard, inclusive) e cobrar deles um saldo em criptomoedas. Graças a esses aplicativos, hoje você pode pagar praticamente tudo com bitcoins.