Voltar ao início

Segurança do Bitcoin

Em um mundo em que cada vez mais informação e valor ficam armazenadas em meios eletrônicos, os ataques à segurança informática se tornam, também, cada vez maiores. Nesse contexto, uma rede descentralizada e distribuída como o Bitcoin é uma solução: esta rede sem servidor central pode funcionar mesmo com ataques contra seus terminais.

Por outro lado, as criptomoedas oferecem muito mais resistência a estes ataques do que outros tipos de moedas porque o uso de criptografia e matemática avançada reduz muito a vulnerabilidade de usuários e dos bitcoins, melhorando a proteção, segurança e privacidade, Pelo seu design e código, o Bitcoin vem com a solução para muitos problemas de segurança.

A maioria das crises de vulnerabilidade com criptomoedas vem de erros de usuários, não do sistema: chaves perdidas ou esquecidas, carteiras deletadas sem querer, endereços errados. Ao usar Bitcoin é fundamental ter claro que não se deve arriscar para além do seu nível de conhecimento.

Bitcoin nunca foi hackeado

Ainda que carteiras e exchanges tenham sido vítimas de violações, o Bitcoin não foi impactado - assim como um roubo a um banco não significa que o Real está em perigo ou desaparecerá. Em mais de dez anos, nem o Bitcoin e nem o seu livro contábil foram afetados por qualquer tipo de ataque cibernético.

Isso não significa que sejam infalíveis. Mas à medida que seu uso se expande, mais membros da comunidade, como programadores ou criptógrafos, ajudam na segurança ou emprestando capacidade de processamento para a execução de protocolos de validação e segurança.

Embora o sistema blockchain proteja as operações no Bitcoin, os usuários devem tomar medidas de segurança.
Embora o sistema blockchain proteja as operações no Bitcoin, os usuários devem tomar medidas de segurança.

Golpes em Bitcoin e outras criptomoedas

Além de golpes que afetam outros valores mobiliários, os usuários de bitcoin podem ser vítimas de golpes e fraudes mais específicos. Como não é uma rede regulamentada, não há ninguém para denunciar ou reclamar no Bitcoin, e as operações também são irreversíveis.

São razões suficientes para tomar extremo cuidado ao comprar e vender Bitcoin para que ninguém fuja com o seu dinheiro sem efetivar a troca, e para que ninguém tenha acesso às chaves privadas para falsificar sua identidade. Nesse sentido, as carteiras oferecem uma plataforma de compra e venda mais segura. E também muitas corretoras usam sistemas de classificação e reputação para os usuários.

Ofertas iniciais de criptomoeda

Novas criptomoedas são criadas o tempo todo. Quando uma startup de criptomoedas ou projeto de software é anunciada, ela gera fundos criando seu token e vendendo-o. Nessas "ofertas iniciais de moeda" (do inglês - Initial Coin Offers - ICOs), os compradores apostam que o projeto crescerá e irá valorizar também. Mas como qualquer pessoa pode lançar uma ICO, os golpes com ICOs falsos estão entre os mais comuns. Se uma ICO lhe interessar, você deve investigá-la minuciosamente.