Voltar ao início

Satoshi Nakamoto


A identidade de Satoshi Nakamoto é um mistério. Há pouca informação precisa sobre quem criou o Bitcoin. O que sabemos é que esse nome é o pseudônimo escolhido por quem desenvolveu o Bitcoin para apresentá-lo, mas sua identidade real é desconhecida: ninguém sabe seu verdadeiro nome, sua idade, seu gênero, sua nacionalidade ou até mesmo se é uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Inclusive, existem especulações de que se trata de um grupo de programadores. E até há teorias mais "conspiratórias", fake news como a que propõe que o Bitcoin poderia ter sido criado por quatro companhias tecnológicas: SAmsung, TOSHIba, NAKAmichi e MOTOrola.

Astronauta esquivando-se da cadeia de asteróide blockchain
Se sabe tão pouco sobre quem criou o Bitcoin, que qualquer teoria sobre sua identidade seria leviana.


Seja lá quem for, Satoshi Nakamoto apareceu em 2008, quando distribuiu um documento explicando o que era e como funcionava o Bitcoin em uma lista de e-mails sobre criptografia.

Em 2009, ele apresentou a primeira versão do cliente de software do Bitcoin (o primeiro “App”), e por um tempo coordenou e falou em nome do projeto até que, aos poucos, foi saindo dos holofotes.

Finalmente, em 2011, Satoshi Nakamoto declarou que estava cuidando de “outras coisas” e que se afastaria do Bitcoin. Acredita-se na possibilidade de que ele possa voltar a participar da comunidade com seu nome verdadeiro ou de que ele ainda participa ativamente com algum outro pseudônimo.

O que se sabe sobre Satoshi Nakamoto

  • É o pseudônimo de quem criou o Bitcoin.
  • Foi quem minerou a maioria dos primeiros blocos da criptomoeda.
  • A unidade mínima do Bitcoin, o “centavo” por assim dizer, leva o nome de satoshi em sua homenagem. São necessários 100 milhões de satoshis para ter 1 Bitcoin.
Quanto é um bitcoin? Tabela relação satoshis com bitcoin.
Satoshi é a unidade mínima que o Bitcoin (BTC) pode ser dividido, o que permite operar confortavelmente com quantias mais precisas.
  • Seus textos demonstram um “inglês nativo, mas bem britânico”, segundo estudos que foram feitos sobre seus escritos.
  • Tem habilidades de um "programador além do convencional", segundo os engenheiros que participaram da primeira etapa do Bitcoin.
  • Anunciou sua saída do Bitcoin em abril de 2011, em um e-mail para um membro da equipe “Estou me focando em outras coisas. Bitcoin está em boas mãos com Gavin Andresen (desenvolvedor fundamental nos primeiros anos) e o resto”.
  • Esteja onde estiver, Satoshi Nakamoto tem um milhão de bitcoins.