Como enviar e receber bitcoins?
Como realizar transações com bitcoins? Quais as comissões e horários de operações com bitcoins? Que passos são necessários para transferir bitcoins? Por que a chave privada não é compartilhada?
Guias
A criptografia é muito complicada e a mineração, exigente e cara. Porém, enviar e receber bitcoins é quase tão simples quanto usar dinheiro vivo. Na verdade, você nem precisa saber como o Bitcoin funciona.
Você precisa apenas de alguém que mande e alguém que receba uma quantia em que estejam de acordo. É como comprar pão na padaria com uma nota de real: ninguém te pede nome, estado civil ou endereço fiscal.
Para enviar bitcoins, precisamos saber o endereço público da carteira para onde queremos enviá-los (destino); em seguida, entrar na nossa carteira (origem), localizar a função para enviar bitcoins e completar com o endereço que receberá a remessa e o valor.
O procedimento é simples, mas você deve prestar muita atenção ao escrever esses dados, porque no Bitcoin as operações são irreversíveis.
Para evitar erros, você pode escanear o QR-Code de uma carteira de destino. E, atualmente, se as pessoas estiverem no mesmo local, é possível pode fazer transações com a tecnologia NFC (Near Field Communication).
Nos sistemas contábeis baseados em blockchains, como o Bitcoin, o cedente pode escolher diferentes comissões para os mineradores processarem a transação, dependendo da urgência necessária para concluir a operação.
Para receber bitcoins, você deve informar o endereço público da sua carteira para quem te enviará os fundos. A chave privada nunca deve ser revelada.
O Bitcoin não é a única criptomoeda com endereços públicos. Existem outras criptomoedas e as carteiras emitem endereços públicos para cada cripto. Ou seja, você pode em uma mesma carteira ter endereços de Bitcoin e de outras criptomoedas.
Como os endereços públicos das criptomoedas são muito parecidos, pode existir um endereço Bitcoin igual ao de outra criptomoeda. Por isso, é importante sempre prestar atenção ao informar ou selecionar um endereço de destino ao receber e enviar Bitcoin para não usar outro endereço e enviar para uma carteira que não é sua. Sempre tenha cuidado ao compartilhar o endereço da criptomoeda correspondente para evitar erros e perder tudo.
Embora o envio seja quase instantâneo, os bitcoins recebidos não podem ser usados até cerca de 10 minutos após a operação.
Esse é o tempo que a rede leva para a Rede Bitcoin validar a transferência e adicioná-la à base de dados.
Quem recebe os bitcoins não precisa estar online ou conectado à sua carteira, pois a transação acontece na Rede Bitcoin e os valores estarão na sua carteira na próxima vez que você a abrir.