Voltar ao início

Blockchain e mineração

Ainda que seja digital, o Bitcoin é uma moeda que pode ser usada para pagar por bens e serviços, assim como as cédulas de dinheiro, ou como o ouro. E, de fato, é criado por meio da mineração.

A mineração é um trabalho de processamento não humano. Ou seja, um tipo de “escavação” realizada por computadores conectados à Rede Bitcoin que processam os cálculos necessários para validar as transações.

Como o Bitcoin funciona?

Em cada transferência, o sistema registra uma série de dados em código: quantidades e endereços Bitcoin de quem envia e de quem recebe.

Como não é necessário, não são coletadas informações privadas nem sobre os dispositivos de onde são feitas as transações.

Esses dados são anotados em “em uma célula” ou bloco da cadeia contábil, junto às outras transações que estão sendo realizadas, até que esse bloco seja minerado e não seja mais possível escrever nele.

Como funciona a blockchain?
Os dados registrados na blockchain são criptografados e não incluem informações pessoais ou privadas dos usuários.

O que é a mineração de bitcoins?

A mineração é um processo de processamento de dados em que os chamados computadores mineradores, ao final da formação de um bloco de dados na Rede Bitcoin, realizam cálculos matemáticos para resolver um enigma muito complexo, encontrando uma chave ou impressão digital.

O nó minerador que resolve o enigma compartilha o resultado com todos os demais nós da Rede Bitcoin para que o validem. Se estiver correto, o código é anotado no bloco, ele se dá por encerrado e é adicionado à blockchain (cadeia de blocos).

Esta “cadeia de blocos” é uma base de dados e cálculos descentralizada e distribuída. E, para muitos entusiastas do Bitcoin, essa é a parte mais disruptiva de todo o desenvolvimento.

o que é blockchain? Esta “cadeia de blocos” é uma base de dados e cálculos descentralizada e distribuída
Para se realizar a mineração, e criar novos bitcoins, é necessário um equipamento muito poderoso e caro.

Todo o processo de busca dessa “chave” para validar um bloco demora aproximadamente 10 minutos e requer equipamentos muito potentes e um hardware especial e caro.

Mas todo esse esforço tem sua recompensa: quando o nó minerador resolve o enigma, a Rede Bitcoin emite novos bitcoins que são creditados como pagamento a esse minerador e adiciona esse bloco validado à blockchain.

Esse processo recebe o nome de prova de trabalho (do inglês, "proof of work") e é a única forma de se criar novos bitcoins.