Voltar ao início

Poupança e investimentos

Com o papel moeda, você pode pagar serviços ou salários e comprar bens ou suprimentos. Mas você também pode poupar. Com bitcoins é a mesma coisa.

A diferença é que o Bitcoin não depende de economias locais ou decisões políticas, enquanto o dinheiro perde valor diante da inflação quando os estados imprimem moeda.

Em muitos países, essa desvalorização se torna evidente somente após anos ou décadas. Mas em outros países a inflação é tão alta que a deterioração é perceptível todo mês. Portanto, muitas pessoas deixaram de economizar em sua moeda local e faz um bom tempo que poupam em dólares ou euros.

Poupança de Bitcoin

É possível poupar com bitcoins? Claro: qualquer um pode comprar e guardar bitcoin. Além disso, eles não ocupam espaço físico, quebram ou acabam na máquina de lavar por engano.

Porém, é importante advertir que Bitcoin (BTC) é um "ativo de alto risco". E, como não tem valor fixo, recomenda-se não economizar quantias de BTC que você não está disposto a perder.

Quem entende os riscos e decide poupar bitcoins para guardar capital, pode usar carteiras online como se fossem contas bancárias, como um banco de poupança. Isso permite ter uma reserva de valor, mas também se desfazer dela, em caso de necessidade.

Se a ideia é poupar a longo prazo, é recomendável usar "cold wallets" (carteiras frias), que não estão conectadas à Internet e são mais parecidas com cofres para ativos digitais.

Investimento em Bitcoin: Hot wallet e cold wallet
Enquanto as "hot wallets" permitem que os bitcoins estejam disponíveis o tempo todo, as "cold wallets" são muito mais seguras.

Investimentos em Bitcoin

É fato que algumas pessoas acostumadas a investir optaram por armazenar bitcoins com a expectativa de um aumento de valor no futuro.

Embora o preço do Bitcoin seja imprevisível, há pessoas dispostas a correr o risco porque, apesar de ter sofrido quedas acentuadas, em sua história o BTC tem uma tendência ascendente.

Também existem aqueles que usam essa criptografia para investimentos de curto prazo, em busca de lucros concretos. Essas pessoas geralmente compram bitcoins a um preço e as vendem quando atingem um valor que as satisfaça.

No entanto, essas operações não são aconselháveis, especialmente para usuários com pouca experiência em Bitcoin, criptomoedas e investimentos de alto risco.