Voltar ao início

O uso de DeFi nos últimos 2 anos

O uso de DeFi nos últimos 2 anos

Como as finanças descentralizadas podem ser uma alternativa para fugir da inflação.

Tim Balabuch
Content Creator
21/6/23

A economia mundial tem encontrado dificuldades para se manter saudável pós-covid. O aumento da base monetária pelo FED (Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos) e as implicações da guerra entre Rússia e Ucrânia trouxeram consequências econômicas negativas para o mundo, e uma delas é o aumento da inflação. 

Em 2022, a taxa de inflação global foi de 8,3%, enquanto que na União Europeia foi 9,2% e nos EUA foi 8,0%. A taxa de inflação do Brasil fechou em 2022 com 5,79%, apresentando uma queda significativa se comparado com 2021, quando foi de 10,06%.

Ao mesmo tempo, nos últimos dois anos, testemunhamos as finanças descentralizadas (DeFi) despontando como uma alternativa para os investidores interessados em diversificação, sendo uma ótima oportunidade de sair da matriz do sistema financeiro tradicional e das políticas econômicas adotadas no mundo inteiro. 

Neste artigo, iremos apontar como a DeFi se desenvolveu nos últimos dois anos e como ela ainda é uma excelente opção de investimento para manter o seu dinheiro livre da desvalorização causada pelo aperto da inflação. 

DeFi: um breve retrospecto dos últimos dois anos

O final de 2021 registrou um pico no total de valor bloqueado (TVL) em contratos inteligentes no setor de DeFi, chegando a quase US$ 250 bilhões, segundo o gráfico do site DefiLhama.

O bom desempenho do setor prosseguiu até o começo de maio de 2022, quando iniciou uma queda brusca por consequência do colapso da Terra/LUNA, que acabou balançando a confiança de muitas pessoas nas finanças descentralizadas. 

Esse acontecimento também representou um amadurecimento do setor, já que os projetos mais consistentes se mostraram resilientes ao longo de 2022 apesar das enormes quedas nos preços dos tokens. 

Além disso, os projetos que ofereciam retornos astronômicos se mostraram insustentáveis com o volume de subsídios necessários para manter os incentivos atrativos. 

Após o pior momento do bear market, o resultado pode ser visto olhando os 5 primeiros protocolos DeFi com maior TVL do momento: Lido, Maker, Aave, Curve e Uniswap. Não à toa, Lido, Aave e Uniswap são líderes das suas respectivas áreas de atuação. 

Outro bom exemplo a ser citado é o ecossistema da Arbitrum, que é bastante focado em DeFi. Esse projeto tem se destacado como uma blockchain de segunda camada com bastante tração de uso, chegando a ultrapassar a própria Ethereum em volumes de transações em 2023. 

A princípio, esse fenômeno era explicado como uma consequência da estratégia de airdrop adotado pelo solução de rollup, mas mesmo após a distribuição de tokens ARB, o ecossistema continua com bastante demanda. 

Hoje, a área DeFi não vive como nos tempos áureos do DeFi summer, mas continua construindo soluções financeiras interessantes. Basta olhar para o potencial dos projetos de liquid staking, como a Lido; os protocolos de derivativos, como a GMX; e as perspectivas com RWA (real world asset). 

Portanto, a DeFi continua sendo uma excelente alternativa para quem quer encontrar um bote salva-vidas em meio à tempestade econômica mundial. 

Como usar DeFi para proteção contra a inflação

As finanças descentralizadas são um universo de opções para quem deseja encontrar meios de proteção contra a inflação. As estratégias variam conforme o risco que o investidor está disposto a assumir, mas não é preciso reinventar a roda para encontrar rendimentos anuais que variam de 2.5% a 4.4% ao ano.  

  1. Stablecoins: estar alocado em uma stablecoin pareada ao dólar é uma estratégia simples. Apesar do dólar norte-americano não estar enfrentando o seu melhor momento, deixar parte da sua reserva de emergência fora do risco econômico interno ainda é uma boa opção de diversificação. Atualmente, as stablecoins com maior market cap são a Tether (USDT), USD Coin (USDC) e Dai (DAI)
  2. Lending (empréstimo): os usuários de DeFi podem emprestar as suas criptomoedas para outros usuários em troca de juros. Essa prática permite que os investidores obtenham retornos sobre os seus ativos enquanto se protegem contra a inflação. Alguns protocolos, como Aave e Compound, oferecem algumas opções de empréstimo. 
  3. Yield Farming: envolve a participação em pools de liquidez e a realização de atividades que geram recompensas em criptomoedas. Ser um provedor de liquidez pode garantir recompensas em diversos protocolos. A Uniswap V3, por exemplo, está implementada em diversas redes, como Ethereum, Optimism, Arbitrum, Polygon, Celo e BNB Chain.
  4. Liquid Staking: desde o sucesso da última atualização da rede Ethereum, a Shapella, esse setor tem crescido consideravelmente e reserva ótimas expectativas para os holders de ETH que pretendem obter rendimentos com staking. Lido, Rocket Pool e Frax são opções que chegam a oferecer até 4.4% de APR (taxa percentual anual). 

Lembre-se que essas ferramentas podem ser exploradas com Ripio Portal, a primeira carteira Web3 da América Latina.

Risco e retorno

Como todo e qualquer investimento, avaliar os riscos é uma parte fundamental para quem procura estar exposto a bons ativos, até mesmo para uma estratégia de proteção do patrimônio, e a DeFi não é uma exceção. 

Stablecoins, protocolos DeFi, contratos inteligentes, opções de alavancagem: cada aspecto desse setor possui o seu grau de risco e as suas fragilidades. Por isso, é sempre necessário estudar os protocolos e as stablecoins que oferecem maior segurança. 

Além disso, é importante adotar a estratégia que melhor se ajusta à sua necessidade. Se a ideia é proteger a sua reserva de emergência da inflação, as opções com muita volatilidade não são recomendadas.

Clareza nos objetivos e conhecimento das estratégias são o melhor caminho para uma experiência bem sucedida em finanças descentralizadas. 

Considerações finais

O cenário econômico mundial vive momentos de incertezas, temores e apreensão. Com uma economia global frágil e constantemente ameaçada pelos ânimos acirrados entre os países do ocidente e oriente, as medidas de proteção do patrimônio são fundamentais para continuar no jogo, aguardando o próximo ciclo de alta. 

Os protocolos DeFi podem ser um forte aliado neste momento, mas também guarda a chama acesa do estopim para o próximo bull market. Mantenha-se a salvo e vivo.