Voltar ao início

Conheça Ripio Portal, a primeira carteira Web3 da América Latina

Conheça Ripio Portal, a primeira carteira Web3 da América Latina

A nova carteira Web3 da Ripio permite o acesso a todo o ecossistema cripto: tokens, criptomoedas, NFTs, DeFi, dApps e jogos play-to-earn.

A Web3 é a nova aplicação da internet, sendo uma etapa que moderniza a navegação habitual na rede por meio do uso de criptomoedas, NFTs e aplicativos descentralizados (dApps), e cada um desses desenvolvimentos possui suas particularidades. Nesse contexto, apresentamos Ripio Portal, uma carteira web3 que é a ferramenta chave para acessar e usar facilmente todos os tipos de produtos e serviços descentralizados. 

Comprar, vender, enviar, receber e trocar tokens e criptomoedas ou armazenar NFTs são funções básicas das carteiras, mas, além disso, Ripio Portal permite que você use todos os tipos de dApps, protocolos DeFi (finanças descentralizadas), jogos play-to-earn ("jogue para ganhar"), redes sociais descentralizadas e muito mais. E, embora esteja em sua versão beta, o seu funcionamento é garantido com a integridade, segurança e qualidade de desenvolvimento de cada produto Ripio, que possui experiência de quase uma década no ecossistema cripto.   

O que é uma carteira Web3

As carteiras Web3 são extensões que funcionam diretamente nos navegadores da web atuando como intérpretes e tradutores da linguagem blockchain. A sua principal função é permitir que os usuários interajam facilmente com todos os tipos de aplicativos descentralizados com a mesma simplicidade e velocidade que uma carteira cripto permite transacionar criptomoedas e tokens. 

A Web3 não trouxe apenas novas ferramentas, mas também formas próprias e cada vez mais integradas de interagir com elas. Um exemplo é a crescente importância das carteiras Web3 como pontes entre o navegador web — que, geralmente, é projetado para lidar com as linguagem da internet — e as dApps, que por trás possuem a engenharia blockchain. 

Nesse sentido, as carteiras Web3 "interpretam" as ações necessárias para usar os aplicativos descentralizados a partir de uma interface simplificada, leve e intuitiva. E elas podem, em um único produto, fornecer utilidades essenciais para uma ampla galeria de usuários cripto — não apenas para aqueles interessados em negociar ou manter criptomoedas, mas também para aqueles que desejam experimentar dApps sociais, produzir arte criptográfica ou explorar o metaverso e os jogos NFT. 

O que é Ripio Portal 

Ripio Portal é uma carteira Web3 que funciona em navegadores, como o Chrome e em outros que são baseados em seu código — como é o caso do Chromium, que é como o Brave, o navegador projetado para o uso cripto. Portal não só permite que você compre, venda, envie, receba e armazene tokens e NFTs, como também interaja com todos os tipos de dApps e desenvolvimentos da Web3, como:

Embora o Portal seja uma carteira Web3 baseada em Ethereum, também permite a operação multichain, ou seja, em diferentes redes blockchain. Cada rede possui o seu próprio ecossistema de aplicativos descentralizados, coleções de NFT e oportunidades DeFi, portanto, o Portal também permite negociar escolhendo as melhores condições. 

Na prática, Ripio Portal é um plugin, um pequeno software, que é facilmente instalado no navegador Chrome, e funciona como um intérprete blockchain e da Web3. Trata-se de uma ferramenta que compreende e completa as ações necessárias para simplificar e agilizar o acesso e uso de todos os tipos de aplicações descentralizadas para os usuários. 

Em suma, o Ripio Portal pode funcionar como uma "chave mestra" para todos os produtos e serviços Web3 sem deixar de lado as transações com tokens (comprar, vender, enviar, receber e trocar) e as funcionalidades de armazenamento e custódia de criptomoedas e tokens não fungíveis. Tudo isso é feito a partir de uma interface super simples e clara, e com o suporte técnico habitual de todos os produtos e serviços oferecidos pela Ripio. 

Em relação à custódia, o Ripio Portal usa um sistema de custódia compartilhado entre o usuário e a Ripio. Dessa forma, quem usa Ripio Portal não precisa se preocupar com todas as medidas de segurança (como o armazenamento seguro da senha-mestra, ou seed phrase, por exemplo), pois essa é uma tarefa compartilhada. No entanto, o usuário está sempre no controle do acontece com seus ativos e da assinatura de suas operações. Em outras palavras: você tem os mesmos benefícios que as outras carteiras Web3 oferecem, mas com menos obrigações. 

Instalação e uso de Ripio Portal 

O Ripio Portal já está disponível na loja de extensões do Google Chrome e a sua instalação é automática e super rápida. Depois de instalá-lo, é recomendável reiniciar o navegador. Em seguida, basta fazer login no Ripio Portal diretamente com o seu nome de usuário e senha da Ripio. Se você não possui uma conta na plataforma, pode criar uma diretamente no Ripio Portal. 

Com a carteira instalada, ao navegar nos serviços Web3 (seja uma exchange descentralizada, como Uniswap, ou um marketplace de NFT, como Enigma.art), os dApps reconhecem a extensão e permite que você se conecte a eles usando o Ripio Portal. 

O primeiro passo é resumido em um botão: "Conect wallet", que implica em dar permissão para que o Ripio Portal e o dApp comecem a interagir. Esta etapa não tem custo e não implica em dar permissão total para o Ripio Portal ou à aplicação descentralizada. Pelo contrário, no caso de qualquer utilização de fundos, compra, venda, criação de NFT ou ação transacional aciona uma notificação que pede a aprovação do usuário. 

A maioria dessas transações carrega um custo pelo uso da blockchain onde o dApp está hospedado e uma comissão ou valor que o dApp pode cobrar quando, por exemplo, você contribui para um pool de liquidez ou compra um personagem para um jogo play-to-earn. 

De resto, os dApps e os desenvolvimentos Web3 geralmente funcionam como os aplicativos e a web tradicionais. Porém, o Ripio Portal sempre estará presente quando for necessário aprovar uma transação ou uma ação importante, ou uma movimentação de fundos. 

Últimos artigos