Voltar ao início

Uma introdução à Polygon, a "internet das blockchains"

Uma introdução à Polygon, a "internet das blockchains"

A alternativa à Ethereum que nasceu em 2017 sob o nome Matic se tornou uma das principais redes em desenvolvimentos de cripto e Web3 em todo o ecossistema.

Luis Paz
Content Analyst
22/3/23

Os milhares de projetos na Web3, protocolos DeFi (finanças descentralizadas), coleções de arte cripto e utilitários para pagamentos ou transferências no ecossistema cripto são construídos, programados e usados em blockchains, especialmente naqueles que permitem a operação de contratos inteligentes. E, nos últimos tempos, a Polygon, uma das sidechains (rede paralela) da Ethereum, tornou-se uma das redes mais ativas em termos de desenvolvimento de cripto e Web3. 

O que é Polygon

Polygon é o que se chama de "solução de camada 2", ou seja, é um tipo de rede que se desenvolve "em cima" das outras, sendo, mais precisamente, uma "alternativa" que permite descomprimir o uso da rede principal, reduzir os tempos de processamento e reduzir os custos. 

Nesse sentido, a Polygon aumenta a escalabilidade (o alcance) da Ethereum, mas com o seu próprio conjunto de dApps (aplicativos descentralizados), produtos, serviços e comunidade. 

Porém, o projeto Polygon foi além: ele não apenas funciona como uma rede paralela como também foi projetado para criar e conectar outras blockchains com seus próprios dApps ou utilitários DeFi. Assim, esses desenvolvimentos podem funcionar de maneira flexível e interoperável em Ethereum, Polygon e na nova rede. 

Ainda, além de poder receber novos desenvolvimentos do zero, a Polygon também pode hospedar aplicativos, tokens e protocolos existentes na Ethereum, drenando, assim, o tráfego da rede principal. 

A internet das blockchains

A Polygon tem como lema ser a "internet das blockchains": uma plataforma onde podem ser criadas novas blockchains que interagem entre si de forma mais fluída, como quando navegamos na internet e vamos de um site para outro com apenas alguns cliques. 

Nesse sentido, Polygon é uma ferramenta fundamental para a Web3, a nova iteração da internet que se alimenta de projetos descentralizados e focados no usuário. 

O que é Matic

A Polygon foi criada na Índia em 2017 e originalmente se chamava Matic, mas, agora, esse é o nome de seu token. 

MATIC é um token fungível que pode ser negociado, mantido ou liquidado por alguma moeda fiduciária. Mas, fundamentalmente, ele é o token de utilidade da rede Polygon, com o qual são pagos os custos operacionais e são liquidados os incentivos aos validadores do seu sistema proof-of-stake (PoS). 

Ainda, MATIC é atualmente um dos 10 principais tokens por capitalização do mercado. 

Polygon, MATIC, sua carteira e Ripio Portal

A Polygon e o seu token MATIC são uma das possibilidades para você operar com a Carteira Ripio e também usar para explorar a Web3 com o Ripio Portal. 

No caso da Carteira Ripio, você poderá obter MATIC com reais, receber e enviar o token para outros endereços — e até mesmo gratuitamente para outros usuários usuários através do Ripio Tag — e fazer swaps para trocá-lo por outras criptos.

Por outro lado, o Ripio Portal é a primeira carteira Web3 da América Latina, desenvolvida pela Ripio. Ele pode ser instalado nos navegadores Chrome e funciona como uma ponte entre o seu computador e os aplicativos descentralizados das redes Ethereum e Polygon, que podem ser desde ferramentas financeiras até jogos e plataformas sociais.

Compre MATIC 

A criptomoeda da Polygon já está disponível em nossa plataforma web e no app. Para comprar, basta ter uma conta ativa e saldo suficiente em reais. Além de comprar e vender, com a Carteira Ripio você também pode receber e enviar MATIC. 

Em caso de dúvidas sobre como comprar MATIC na Ripio, entre em contato