Voltar ao início

Uniswap, o provedor de liquidez da DeFi

Uniswap, o provedor de liquidez da DeFi

A exchange descentralizada aceita todo o ecossistema DeFi, oferecendo swap, staking e lending. E tem seu próprio token, UNI, que você já pode conseguir em Reais.

Santiago Juarros
Content Analyst
11/2/22

O mundo das finanças descentralizadas (DeFi) é um dos campos mais importantes no avanço das criptomoedas. Oferecendo produtos e serviços financeiros semelhantes aos tradicionais, como “empréstimos” ou “termos fixos”, mas com os benefícios da privacidade, segurança e transparência da tecnologia blockchain. São produtos com os quais você pode ganhar mais criptomoeda (staking), ou tomar emprestados os tokens (lending) que necessita.

Esse mundo depende muito de boas exchanges descentralizadas (DEXs), que ao contrário das centralizadas não têm por trás uma empresa capaz de garantir a liquidez, ou seja, a disponibilidade imediata das criptomoedas listadas.

Nos primeiros dias da DeFi, as crises de liquidez ocorreram quando os serviços não conseguiam atender à demanda do mercado. Isso aconteceu porque era muito difícil para as DEXs ter disponíveis as quantidades necessárias quando um token DeFi começou a dar bons retornos e todos queriam negociar.

Até o surgimento do Uniswap, um serviço blockchain que desde 2018 permite a criação de mercado automatizados para tokens ERC-20. Isso significa que a qualquer momento você pode, por exemplo, pegar suas DAIs e converter em ETH ou pegar LINK e transferir para USDC. 

Além disso, a Uniswap possui um token próprio, UNI, que é um dos 10 mais importantes do mercado, e que você pode comprar em nosso site ou aplicativo com Reais. 



Como funciona a Uniswap

Assim como você compra suas criptomoedas e pode trocar na Uniswap (também conhecido como “fazer swap” ou “swapear”), todo o resto do ecossistema também. Mesmo grandes projetos como um grande número de tokens para negociar. Portanto, o Uniswap deve ser capaz de responder a essa demanda para que qualquer pessoa possa negociar suas criptomoedas. Em outras palavras, deve ser capaz de “fornecer liquidez” ao ecossistema. Lembre-se de que existem mais de 400 mil tokens ERC-20 diferentes trabalhando na Ethereum. 

Como o Uniswap obtém esses tokens? Convoca todos para adicionar esses tokens a um pool de liquidez onde os fundos são reunidos. Na carteira de liquidez da Uniswap, nem é necessário que todos coloquem o mesmo tipo de ativo. Uma pessoa pode colocar SHIB, outra um stablecoin como USDT, e outra até UNI, o token do próprio Uniswap. Tudo isso funciona por meio de smart contracts, sem que o usuário precise fazer nada. É por isso que são conhecidos como mercados automatizados.

Que é um pool de liquidez

Pensa nesses “pools de liquidez” algo parecido como “fazer uma vaquinha”: Você pode colocar determinada quantidade, outra pessoa também e outra pessoa outra quantidade. Só neste caso alguém pode colocar 100 Reais, outra pessoa US$50, outra sua camisa e outro meio quilo de sorvete.

Dependendo do tipo de ativo e do valor adicionado ao pool, é a recompensa que você recebe: o rendimento. Nesse sentido, é como depositar dinheiro a prazo determinado cujas condições são estabelecidas em smart contracts, transparentes e infalíveis. Esse processo é conhecido como staking

O Uniswap imediatamente disponibiliza esses fundos para o resto do ecossistema DeFi, que pode, do outro lado da equação, pegar emprestado esses tokens por qualquer motivo. Isso é chamado de lending

Por outro lado, quem recebe tokens do pool de liquidez paga uma comissão, com a qual, ao mesmo tempo, quem contribuiu com esses tokens para o pool é recompensado.  E à medida que o uso de um conjunto de tokens aumenta, a comissão tende a ser maior, mas os lucros obtidos com os tokens contribuídos também se tornam maiores

Quando alguém contribui com tokens ERC-20 para um pool de liquidez, recebe em troca um “token de pool” que representa sua participação no pool e sua participação na comissão. Esses tokens de pool também são ERC-20 e podem ser negociados livremente, enviados ou usados no resto do ecossistema. Mas se quiser recuperar o tipo e a quantidade de tokens que depositou, você terá que devolver os tokens do pool

Agora que você sabe tudo sobre Uniswap, está interessado em obter o UNI, seu token nativo? Faça isso pela Ripio em Reais

E se você tiver dúvidas sobre como operar com a UNI na Ripio, entre em contato.