Voltar ao início

Conheça ARB, o token de Arbitrum

Conheça ARB, o token de Arbitrum

ARB é o token de governança de Arbitrum One e Nova, redes de camada 2 importantes do ecossistema cripto.

Luis Paz
Content Analyst
28/3/23

A Arbitrum é um protocolo blockchain de camada 2 que captou grande parte das operações da Ethereum em suas redes Arbitrum One e Nova — que permitem implementar contratos inteligentes e realizar transações de maneira mais rápida e barata do que na Ethereum.

Nas redes One e Nova funciona um crescente ecossistema de dApps (aplicativos descentralizados), serviços DeFi (finanças descentralizadas), marketplaces de NFT e social dApps, além de muitos tokens multichain, incluindo algumas das principais stablecoins, como USD Coin (USDC) e Dai (DAI). 

O que é Arbitrum 

Arbitrum é um protocolo cripto conhecido por sua rede de segunda camada Arbitrum One, que oferece um conjunto de soluções de escalabilidade para Ethereum. Isso significa que é uma aplicação que funciona em cima da Ethereum e que pode reorganizar as operações da rede para processá-las mais rapidamente, mantendo os seus padrões de segurança, ampliando o seu alcance e oferecendo menor custo de transação.

Dentro do pacote de desenvolvimento do projeto Arbitrum está a infraestrutura de rollup Nitro, que é capaz de superar 7 vezes a velocidade de processamento da Ethereum. Além disso, Nitro também é fundamental na rede Arbitrum Nova, uma sidechain desenvolvida especificamente para jogos Web3 e dApps sociais

A Arbitrum usa o sistema de validação proof-of-stake e foi fundada por Ed Felten — um cientista da computação que foi vice-chefe do setor da tecnologia da Casa Branca durante o governo Obama — em conjunto com Steven Goldfeder e Harry Kalodner, alunos de doutorado com os quais colaborou em pesquisas na Universidade de Princeton. 

O que é ARB

ARB é o novo token de governança nativo para as redes do protocolo Arbitrum. E dizemos que ele é novo porque realmente acabou de chegar ao mercado. Grande parte dos tokens ARB foram distribuídos gratuitamente em um airdrop para os usuários das redes e produtos de Arbitrum e para os membros das DAOs (Organização Autônoma Descentralizada) que foram criadas nesta rede. 

O lançamento de ARB também está associado à criação de uma DAO para a governança das redes Arbitrum One e Nova, sendo este um passo fundamental para aumentar a descentralização dessas redes, pois, como é consenso no ecossistema cripto, mais descentralização implica, entre outras coisas, em mais segurança e força para as redes blockchain.

Conforme informaram os responsáveis pelo protocolo, a criação do token ARB, que é muito aguardado desde que a rede começou a operar em 2021, responde à "necessidade de distribuir poder para a comunidade". É que além de implicar uma certa responsabilidade para os seus titulares em torno de um bem comum — já que eles não vão querer que os seus criptoativos se desvalorizem —, os tokens de governança permitem que eles participem de debates e votações sobre o futuro da Arbitrum

O token já está sendo listado em exchanges de todo o mundo e você pode operá-lo através de nossa exchange.