Voltar ao início

O que é Uniswap V3?

O que é Uniswap V3?

Conheça a recente atualização da Uniswap e as melhorias que ela trouxe para a DEX.

Tim Balabuch
Content Creator
22/11/22

No início da febre das finanças descentralizadas (DeFi), vários conceitos ganharam popularidade. Entre esses conceitos temos a DEX, que é a abreviação de decentralized exchange (exchange descentralizada), que, em resumo, é uma espécie de marketplace onde você pode transacionar criptoativos sem a necessidade de intermediários.

Ao utilizar uma plataforma DEX, o usuário mantém controle das suas chaves privadas, o que significa que essas exchanges não são custodiais, tornando os seus usuários responsáveis pelos seus próprios ativos, sem terceirizar essa responsabilidade.

Como não há a necessidade de uma autoridade centralizada para a execução de ordens de venda ou compra, as DEX usam os contratos inteligentes para protocolar as condições e os registros de todas as suas transações na blockchain.

O que é Uniswap?

Até o ano de 2018, a indústria de criptomoedas era em grande parte dominada pelas CEX (exchanges centralizadas). Nessas exchanges, o usuário terceiriza a posse dos seus ativos, já que ele não possui as chaves privadas das suas carteiras.

Em novembro do mesmo ano, foi lançada a primeira versão da Uniswap — o que foi o estopim para a redução do domínio das exchanges centralizadas no mercado. 

A Uniswap é uma DEX ou protocolo que permite a negociação de tokens ERC-20 e o preço do trade é definido pela demanda dos tokens no pool de liquidez. Desde o seu lançamento, a Uniswap tem tido um grande sucesso, já que é a maior exchange descentralizada na blockchain da Ethereum.

Uniswap V1 e V2

Antes de explicarmos o que é a Uniswap V3, vamos entender rapidamente as suas duas versões anteriores para entendermos melhor o que ela se propõe a fazer.

Na primeira versão da Uniswap (V1) era apenas possível trocar Éther (ETH) por tokens ERC-20 — em outras palavras, todo par de ativos nessa DEX tinha que ter ETH. Além disso, os preços dos ativos não eram definidos de forma completamente descentralizada, podendo, inclusive, serem manipulados.

Então, em maio de 2020, a Uniswap lançou sua versão V2 com novas funções e otimizações. A principal mudança foi a possibilidade de usar o Wrapped Eth (WETH), o que  permitiu que os seus usuários pudessem fazer negociações de qualquer token ERC-20 com outro token ERC-20.

Além disso, também foi implementado um sistema de oráculos para a inserção de preços nos ativos — dessa maneira, a dinâmica se tornou mais descentralizada e resistente a manipulações.

Uniswap v3

Finalmente, chegamos à versão V3 da Uniswap. Neste ponto, temos várias mudanças significativas.

Podemos começar pela própria interface, que agora é mais simples e intuitiva, principalmente na parte de negociação. Mas o que chama a atenção dos usuários mais ativos deste protocolo, com certeza, foi a possibilidade de concentrar liquidez.

Liquidez Concentrada 

Vou resumir bem como essa função funciona para não entrar em muitos detalhes técnicos. Na versão V2 da Uniswap, o usuário podia colocar os seus ativos para prover liquidez, mas os seus preços não eram levados em conta ao serem negociados na pool. Isso mudou significativamente na Uniswap V3, pois agora é possível escolher em quais valores se deseja prover liquidez.

Vamos utilizar um exemplo para entendermos isso: digamos que você queira prover liquidez para o par ETH/USDC, mas apenas quando o valor de ETH estiver entre US$ 1.200 e US$ 2.000 USDC. Com a nova atualização da Uniswap, você acaba sendo beneficiado com parte das taxas recolhidas com as transações realizadas nessa faixa de preço de ETH.

Uso de NFTs 

Com a criação da possibilidade de prover liquidez em uma faixa de preço específica do ativo, a utilização dos tokens de liquidez (LP tokens) acabou caindo. Esses tokens permitem que você saiba em qual pool de liquidez participa, mas eles não contêm informações como a faixa de preço ou os níveis de taxas que foram escolhidos. 

Dessa maneira, o recurso escolhido para fazer essa identificação foi o NFT (token não fungíveis), pois ele pode armazenar várias informações relevantes para esse tipo de pool, o que não seria possível de ser feito nos tokens comuns.

Taxas flexíveis

Na V3, o time da Uniswap adicionou as taxas flexíveis, permitindo que a governança possa adicionar novos níveis de taxas nas pools. As porcentagens de taxas disponíveis são:

  • 0,05% – geralmente usada para as pools de stablecoin, como DAI/USDC;
  • 0,30% – para as pools padrão e com tokens não correlacionados, como ETH/DAI;
  • 1,00% – para os pares incomuns e não correlacionados.

Conclusão

Desde a sua concepção, a Uniswap tem se destacado como DEX não só no universo DeFi, mas também entre as exchanges centralizadas, pois ela vem trazendo inovação e novas possibilidades para a indústria de criptomoedas. A atualização V3 veio para mostrar justamente isso com a utilização de NFTs e a possibilidade de concentração de liquidez nos pools. Por isso, vale ficar de olho nos próximos passos deste protocolo.