Voltar ao início

O que é USD Coin?

9/8/20

O mundo cripto, desde a sua concepção, visa dar para as pessoas mais autonomia, liberdade e, claro, domínio sobre os seus dados, de forma que você realmente tenha total controle principalmente sobre o seu dinheiro.

As moedas fiduciárias se desvalorizam cada vez mais

É unânime, quem nunca em suas pesquisas de viagem não fez aquela cotação para os Estados Unidos e logo em seguida foi ao site do seu banco ou de alguma corretora, e ao se deparar com a cotação do dólar, o sonho virou pesadelo?

Infelizmente para pessoas que moram em países com uma economia fraca, esse tipo de viagem é um processo que demanda um extenso planejamento, não basta apenas saber os passeios, onde ficar, mas principalmente a grana, como comprar e quando comprar.

A forma mais fácil e rápida de se expor ao dólar

A USD Coin (USDC) é uma stablecoin, uma classe de ativos estáveis que são pareados em 1:1 geralmente com moedas fiduciárias (como o dólar) ou metais (como o ouro). O principal diferencial da USDC é o fato dela ser lastreada em 1:1 com o dólar americano.

Para cada 1 USDC, existe 1 USD armazenado em uma conta bancária das duas grandes e renomadas empresas criadoras da moeda, garantindo, então, que ela se mantenha estável. Essa conta é monitorada e auditada pela Grant Thornton LLP, no qual emite relatórios mensais atestando a veracidade das informações.

Atualmente a USDC possui mais de 1 bilhão de dólares em capitalização de mercado, ficando em segundo lugar no ranking das stablecoins.

Vantagens da USDC

Existem diversas vantagens em utilizar uma moeda estável, ou mesmo simplesmente tê-la em seu portfólio, abaixo vamos listar alguns dos pontos fortes da USDC:

  • Exposição facilitada ao dólar: a USD Coin permite com que qualquer pessoa proteja seu capital diante de uma desvalorização do real frente ao dólar americano, fenômeno esse cada vez mais comum.
  • Sem burocracia: você não precisa ir a uma casa de câmbio, pagar taxas absurdas, aguardar em filas, por aí vai. Com um simples clique é possível comprar a stablecoin lastreada no dólar americano.
  • Funciona 24/7: o mundo não pára, então as criptos também não podem parar. O sistema funciona 100% online, todos os dias da semana e em todos os horários, a disponibilidade é imediata.
  • Agilidade: transferir uma moeda estável, sem intermediários, ou seja, de pessoa para pessoa, de qualquer lugar do mundo para qualquer outro lugar, em questão de minutos ou segundos, com certeza é mais ágil que o mercado financeiro tradicional.
  • Fácil e barato: Você pode transacionar com qualquer pessoa no mundo, a qualquer momento e pagando uma taxa infinitamente inferior se comparada com a taxa do banco. Além disso, o único requisito é que as pessoas envolvidas na transação tenham uma carteira digital, não precisa de nada além disso.

USD Coin é a moeda do futuro?

Com uma adoção cada vez maior das criptomoedas, é natural que as stablecoins, com a sua principal vantagem de manter um valor estável, ganhe mais espaço no mercado.

Em muitos casos, essa classe de ativos acaba sendo a porta de entrada dos iniciantes, pois é um começo mais seguro, sem tantos altos e baixos.

Mesmo com tantas credenciais positivas, elencamos mais uma, a USDC foi desenvolvida na rede Ethereum, uma das plataformas descentralizadas mais seguras que já foram criadas.

Resumindo...

A USD Coin é uma ótima porta de entrada para quem pretende iniciar a sua jornada nessa revolução econômica que é a criptoeconomia, trazendo consigo todos os benefícios já citados.  

Ela é uma moeda que se mostra como uma ótima opção para quem busca se expor ao dólar de forma rápida, prática e barata. 

Ao mesmo tempo, a USDC permite com que novatos possam aprender a manusear criptos sem o risco da volatilidade.

Aqui na Ripio você pode criar a sua carteira digital, comprar, vender e transferir USDC a qualquer momento e de qualquer lugar.