Um dos grandes desafios que os projetos cripto enfrentam, sejam eles redes completas ou simples dApps (aplicativos descentralizados), é a sua adoção: ou seja, como conseguir usuários e, acima de tudo, como conseguir muitos usuários.
A BNB Chain, que é uma das principais redes atualmente, surgiu de uma situação privilegiada, já que ela é a fusão da Binance Beacon Chain — a última versão da rede de base da Binance, a maior exchange do mundo cripto — com sua Smart Chain, que foi criada justamente para o desenvolvimento de softwares descentralizados e da Web3.
Agora, a BNB Chain é a mais nova adição ao Ripio Portal, a carteira Web3 da Ripio que já permitia o uso de desenvolvimentos das redes Ethereum e Polygon. Com essa integração, os usuários de Ripio Portal têm acesso a um dos ambientes mais ativos, ricos e populares de todo o ecossistema cripto com a facilidade de acesso que sempre tiveram.
O começo da BNB Chain
A Binance começou a operar em 2017, e logo depois lançou o seu token BNB na rede Ethereum para ser utilizado para o pagamento de comissões e ser usado como recompensa em sua plataforma. Posteriormente, a exchange lançou a sua própria blockchain, a Binance Chain, uma rede que, além das funcionalidades transacionais, possibilitou a operação de contratos inteligentes e, portanto, a construção de aplicativos descentralizados. Assim, o token BNB migrou da rede Ethereum para a Binance Chain.
Mais tarde houve a criação da Binance Smart Chain, uma rede paralela com maior e melhor integração de contratos inteligentes, sendo dedicada especialmente à criação de dApps.
Quando surgiu a BNB Chain
No início de 2022, a Binance integrou as suas duas redes no que chamou de BNB Chain, uma fusão da Binance Chain (agora BNB Beacon Chain) e da Smart Chain (BNB Smart Chain). Como resultado, todo o ecossistema de projetos baseados em blockchain da Binance agora fazem parte do mesmo ambiente, melhorando a integração e a interoperabilidade de seus projetos com um número notável de milhares de projetos de dApps e para a Web3.
Tanto as redes quanto o token BNB, que ainda está em operação na BNB Chain, surgiram da Binance, mas as possibilidades oferecidas por sua infraestrutura e a sua grande adoção fizeram da BNB Chain uma rede altamente descentralizada, na qual milhões de pessoas usam dezenas de milhares de plataformas, marketplaces, jogos Web3, dApps, projetos DeFi, ferramentas de negociação de criptomoedas e muitos outros projetos e serviços cripto.
As vantagens da BNB Chain
A BNB Chain é uma das redes mais importantes do mercado cripto e possui um dos ambientes mais diversos do ecossistema. A sua gigantesca base de usuários e projetos a tornam uma rede fundamental, à qual cada vez mais protocolos e projetos cripto buscam se integrar.
Essa realidade lhe oferece inúmeras vantagens — somadas àquelas que a sua própria natureza oferece, como a velocidade de operação e os baixo custos — e robustez, que é justamente o resultado de sua alta adoção, o que faz com que a rede seja descentralizada e se torne cada dia mais robusta e segura.
Muitos dos principais projetos do ecossistema cripto estão presentes na BNB Chain, sendo eles de todos os tipos, o que mostra que hoje é possível fazer quase tudo que pode ser feito em outros ambientes cripto diretamente na BNB.
A crescente integração de contratos inteligentes em um ambiente tão carregado de projetos é fundamental para a interoperabilidade de diversas plataformas, protocolos e projetos, o que torna a BNB Chain uma das principais redes no desenvolvimento da Web3.
Principais ferramentas, plataformas e dApps da BNB Chain
Sejam herdados da Binance Chain e da Binance Smart Chain, sejam nativos da nova BNB Chain (que está em funcionamento há pouco mais de um ano), os produtos e serviços disponíveis nesta rede são tantos e diversos que eles não devem em nada aos da Ethereum ou da Polygon. Alguns deles são:
- dApps sociais: Hooked, Galxe e CyberConnect;
- Jogos Web3: SecondLive, Mobox, Tiny World e Meta Apes;
- Exchanges e serviços DeFi: PancakeSwap, 1inch Network e Transit Swap;
- Marketplaces: OpenSea, Element Market e Rareboard.
Como usar dApps da BNB Chain com Ripio Portal
Ripio Portal, a carteira Web3 da RIpio, já permite a interação com toda a gama de produtos, serviços, protocolos e plataformas disponíveis na BNB Chain, pois é totalmente compatível com esta rede, bem como com Ethereum e Polygon.
A adição da BNB Chain como uma das redes compatíveis com Ripio Portal também traz novas utilidades para os tokens BNB que estão holdeados em sua carteira.