Voltar ao início

DeFi, descentralização e yield farming

O conjunto DeFi de serviços financeiros trabalha em contratos inteligentes na plataforma Ethereum, evitando intermediários e centralização das operações.

Não se trata apenas de uma plataforma de investimento: as funções vão desde pagamentos e descentralização de exchanges até a criação de novos ativos e a concessão de empréstimos em criptomoedas.

Um dos projetos DeFi mais significativos é a Uniswap, uma exchange descentralizada, ou DEx. Seu funcionamento é semelhante ao de uma exchange normal, onde os usuários podem fazer trading entre pares, mas com uma infraestrutura descentralizada.

O lado positivo de empreendimentos como a Uniswap é que o controle dos fundos está sempre nas mãos do usuário. E que, além disso, devido à grande base de usuários e provedores de liquidez da plataforma, há sempre uma resposta rápida para as negociações.

Para conhecer mais sobre o que é DeFi recomendamos nossa guia para aprender o básico.

Yield farming

Yield farming, do inglês “cultivo de rendimentos”, é uma forma de investimento passivo baseada em DeFi que se fundamenta na criação de pools de liquidez que permitem aos usuários negociar diferentes ativos sem a necessidade de uma exchange ou livro ordens, uma vez que as ordens são atendidas de acordo com a liquidez da pool.

Quem coloca grandes quantidades de criptomoedas nessas pools são chamados de provedores de liquidez (ou liquidity providers) e recebe de volta um retorno com base em uma taxa que pode aumentar conforme o retorno dos juros é reinvestido. Essas taxas são pagas para manter uma certa quantidade de criptomoedas na pool e também como uma tarifa para cada operação.

o que é yield farming?
No sistema de “yield farming”, os provedores de liquidez ganham um retorno com base em uma taxa anual.

Essas pools, além de serem plataformas de trading, servem para fornecer outros serviços aos usuários, como empréstimos. Apesar de não serem centralizados, essas pools de liquidez ainda apresentam o risco de uma perda repentina de confiança, e uma consequência disso pode ser uma “corrida” semelhante à dos bancos, em que os provedores de liquidez desejam retirar todo o seu dinheiro ao mesmo tempo, quebrando a pool.

Alguns dos serviços de yield farming mais populares são: Compound Finance, MakerDAO, Aave, Uniswap, Balancer, Yearn.finance e Curve Finance.