Voltar ao início

O que é DAI?

O que é DAI?

Conheça a stablecoin descentralizada mais utilizada pelo mundo

Santiago Juarros
Content Analyst
9/6/20

Para falarmos sobre DAI, precisamos antes deixar claro o que são stablecoins (moedas estáveis) e sobre a volatilidade de ativos financeiros.

No geral, as criptomoedas têm uma grande volatilidade quando comparada a outros tipos de ativos do mercado financeiro. Por isso, surgiu a necessidade de criar uma nova classe de moedas digitais com cotação mais estável, ou seja, com variação menor do valor de compra e venda negociado ao longo do dia.

Assim surgiram as stablecoins, uma classe de ativos digitais que visa manter sua cotação estável, geralmente pareada em 1:1 com uma moeda fiduciária, como o dólar e o euro. Dessa forma, o valor de uma unidade da criptomoeda é sempre muito próximo a de um dólar.

Essas moedas estáveis proporcionam diversas soluções e vantagens, sendo uma ótima porta de entrada ao mundo cripto. Veja abaixo algumas dessas vantagens:

  • Pareada em 1:1 com outro ativo, garantindo sua estabilidade;
  • Custo baixo e envios rápidos, favorecendo seu uso para envio de remessas; 
  • Permite diversificar de forma segura, se expondo a uma moeda fiduciária, ou mesmo um metal, sem qualquer burocracia e se protegendo da desvalorização de moedas como o Real.

DAI é a principal stablecoin descentralizada

A DAI foi desenvolvida pela MakerDAO e estruturada no protocolo ERC-20 do Ethereum, uma de suas principais características é o fato dela ser descentralizada e manter sua cotação pareada em 1:1 com o dólar americano.

Isto proporciona liberdade e segurança para seus usuários, uma vez que não existe uma entidade central ditando o que acontece, mas os próprios participantes dessa rede que tomam as decisões objetivando o melhor para o todo.

A moeda estável DAI foi lançada em 2017 e de lá pra cá vem conquistando seu espaço neste mercado extremamente concorrido, sendo uma das moedas estáveis com maior capitalização de mercado.

Tipos de stablecoin

Existem três tipos de stablecoins, basicamente, sendo divididas em relação ao tipo de ativo que são pareadas, podendo ser então:

  • Moedas fiduciárias;
  • Outras criptomoedas;
  • Algoritmos.

A DAI é pareada em outras criptomoedas, fazendo uso principalmente da Ethereum para o papel de colateral (garantia), dessa forma seus contratos inteligentes garantem a estabilidade do preço em relação ao dólar.

Como comprar DAI?

Atualmente a forma mais simples para dar o primeiro passo neste novo universo, ou mesmo mergulhar de vez para aqueles que já começaram de alguma forma, é utilizando de uma carteira digital para comprar, vender, armazenar e transacionar as moedas.

Existem outras formas de adquirir DAI, como corretoras, P2Ps, entre outros, mas sem dúvidas o formato mais simples, prático e seguro é utilizando uma carteira como a Ripio.

Uma criptomoeda de grande potencial

A qualidade e segurança da DAI como referências entre as stablecoins é bastante reconhecida pelo mercado global de criptomoedas.

O projeto descentralizado entrega para seus usuários uma série de benefícios e comodidades, se mostrando não só como uma ótima forma de obter independência financeira, mas também uma excelente maneira de diversificar e se expor de forma segura e descomplicada a um outro ativo.

Você encontra DAI e outras criptomoedas em nossa carteira, clique aqui e confira agora!