A Web3 é a nova e a próxima etapa da internet, que é marcada pelo uso de criptomoedas como forma de pagamento e por aplicativos descentralizados (dApps) com um tipo de software distintivo. Ela é "nova" porque já está funcionando, com produtos, serviços e plataforma já operacionais, mas também é "próxima" porque é um ecossistema que está em formação. Nesse contexto, o Ripio Portal permite que você não apenas interaja com dApps e use criptomoedas na internet, mas também acesse todas as possibilidades da web descentralizada.
Uma das narrativas mais conhecidas sobre a Web3 é a seguinte:
- Na primeira internet, você apenas lia ou consumia;
- Na Web 2.0, costuma-se ler, escrever, consumir e produzir;
- Na Web3, além disso, tem-se a comprovação de autoria e a titularidade do que é criado e postado.
Mas à medida que cada interação da internet se torna mais dinâmica e oferece mais possibilidades, também vai ficando mais simples:
- Na primeira web, você precisava de um e-mail, uma senha e preencher formulários com suas informações pessoais para usar uma plataforma;
- Na Web 2.0, ter uma conta convencional, como Google ou Facebook, já "valida" a identidade de uma pessoa e permite que ela faça login em diferentes aplicativos;
- Na Web3, basta se conectar com uma carteira para usar um dApp.
Ripio Portal, a carteira Web3 da Ripio para o gerenciamento de portfólios criptográficos e a interação com ferramentas descentralizadas, é um exemplo claro de ambas as propostas. Por um lado, permite que você gerencie as suas próprias criptomoedas e NFTs com uma interface direta e agradável; e, por outro lado, permite o acesso a uma ampla variedade de serviços, produtos, protocolos e plataformas que são acessadas pela internet, mas que possuem a blockchain como base, como as ferramentas DeFi, os jogos play-to-earn (jogue para ganhar), os marketplaces de NFT, as experiências do metaverso e os dApps sociais.
Usar ferramentas DeFi, como Uniswap
As chamadas finanças descentralizadas (que são abreviadas como DeFi) são uma série de produtos, serviços, protocolos e plataformas que permitem operações financeiras (como fazer empréstimos ou depósitos com rendimento) de forma descentralizada — ou seja, sem recorrer a um banco ou a uma instituição financeira, mas sim participando de um mercado entre pares (peer-to-peer). Essas operações são possíveis graças à programação via smart contracts (contratos inteligentes), que garantem o seu funcionamento previsível, inalterável e "automatizado".
O Ripio Portal é uma ferramenta essencial para interagir com os produtos DeFi na Web3, pois permite que você se conecte a serviços como o Uniswap, por exemplo, e serve para que essas plataformas sejam "visíveis" e utilize os nossos fundos, porém, isso não significa que eles podem usá-los. Acessar um protocolo DeFi com o Ripio Portal implica apenas que a carteira Web3 e a plataforma irão interagir com base nas ações que o usuário indicar, como trocar os seus tokens por outros, apostar ou fornecer liquidez.
O primeiro passo é procurar a função "Conectar carteira", escolher o Ripio Portal e fazer o login. A seguir, cada serviço DeFi mostra claramente quais são as suas funcionalidades (staking, liquidity pools, lending/borrowing) e suas condições: o retorno programado (comumente indicado como APY%), os mínimos ou máximos – se aplicável —, e, no caso de swaps (trocas) de criptomoedas, a taxa de conversão, além das comissões, se houver.
Jogar blockchain games como Axie Infinity
A criptomoeda também chegou aos jogos com o boom do modelo play-to-earn, onde os jogadores podem gerar renda com seu tempo, criatividade e esforço. A maioria desses jogos possui tokens próprios com valor econômico, que podem ser usados internamente ou negociados em exchanges para serem trocados por outros tokens (como BTC ou ETH) ou mesmo por dinheiro tradicional.
A maioria desses jogos é executada em uma rede blockchain terceirizada, como qualquer outro dApp. Mas, alguns dos maiores jogos do segmento, como o Axie Infinity e os seus tokens SLP e AXS, operam em uma rede própria — que, neste caso, é a rede chamada Ronin.
No caso do Axie Infinity, com o Ripio Portal é possível transferir o ETH necessário para comprar os primeiros personagens e terrenos NFT no jogo através da conexão com a Ronin, a carteira própria desse ecossistema play-to-earn.
Além disso, com Ronin também é possível "levar" os tokens do jogo para o Ripio Portal (e para o portfólio da Ripio também), sejam eles o rendimento em SLP pelas partidas disputadas, as recompensas em AXS pelo ranking mensal, o que sobrou de ETH ou o que é obtido com a venda de personagens NFT ou com a revenda de terrenos.
- Informação básica sobre jogos play-to-earn
- Conheça AXS e SLP, os tokens de Axie Infinity
Comprar e colecionar NFTs em BAG ou Enigma.art
Embora os NFTs parecessem ser uma moda passageira, os múltiplos usos permitidos pelos protocolos dos tokens não fungíveis provaram ser úteis para todo tipo de coisas, não apenas como arte digital, personagens de videogames, perfis de mídia social e avatares para o metaverso, mas também para credenciar a presença em eventos via POAPs, obter direitos comerciais de obras musicais, fazer investimentos coletivos ou ainda representar propriedades do mundo físico, como casas.
Muitos desses NFTs são negociados em marketplaces, que são as lojas digitais desse tipo de tokens em que se pode comprá-los com criptomoedas. Dois exemplos são Enigma.art, usado por artistas da indústria musical, e BAG, usado para a criptoarte latinoamericana.
Assim como os protocolos DeFi ou os jogos P2E (play-to-earn), nesse caso, o Ripio Portal também permite que você se conecte a marketplaces de NFTs e opere neles: compre, venda, colecione e acompanhe um seguimento de criptoativos. De fato, o Ripio Portal é capaz de gerenciar um portfólio de NFTs provenientes de diferentes projetos ou lojas.
Explorar experiências do metaverso, como Decentraland
Decentraland é uma plataforma social descentralizada que funciona como um ambiente de realidade virtual construído na rede Ethereum, onde sua comunidade de jogadores interage, se diverte, negocia e até trabalha. Esse tipo de mundo virtual aberto é uma das formas mais comuns de definir as experiências do metaverso, que se caracteriza por ser um ambiente digital onde diferentes projetos podem propor os seus espaços.
Em outras palavras, o metaverso funciona como se fosse a internet: é considerado um espaço único e envolvente, dentro do qual cada projeto, plataforma ou comunidade pode oferecer suas singularidades, como desenhar sua própria estética, oferecer suas próprias utilidades e gerenciar sua própria cultura, economia e forma de deliberação, podendo também escolher em qual rede blockchain operar.
No contexto de Decentraland, a carteira Web3 Ripio Portal permite não apenas conectar-se ao jogo, mas também gerenciar as criptomoedas necessárias para o seu uso: ETH e MANA, o token nativo desse ecossistema. Além disso, no Decentraland é possível comprar parcelas de terrenos digitais, chamados de LAND, que são tokens não fungíveis que também podem ser administrados pelo Ripio Portal.
Participar de dApps sociais, como Lens Protocol
Por definição, a Web3 é uma internet com forte integração cripto e que oferece todos os tipos de software descentralizado. Nesse sentido, ela não poderia deixar de ter redes sociais que funcionam sem uma empresa que regulamente quem pode usá-las ou o que pode ser tido nelas. Mas, sobretudo, são redes sem um intermediário que usufrua economicamente do tempo, do esforço, da criatividade e do conteúdo que cada usuário publica, como ocorre nas redes sociais da Web 2.0.
O Lens Protocol é um protocolo que permite a criação de todo tipo de projeto de dApps sociais com o espírito da Web3, e que funciona na Polygon, uma das redes suportadas pelo Ripio Portal. A particularidade do Lens Protocol é o seu sistema de open source (código aberto) que utiliza diferentes tipos de NFTs adaptáveis às necessidades de cada tipo de conteúdo e interação.
Além de dar acesso à diferentes dApps do ecossistema e permitir o uso de cripto quando necessário, o Ripio Portal também possibilita gerenciar todos os tipos de conteúdo NFT. Nos desenvolvimentos do Lens Protocol, por exemplo, existem perfis em que se pode comentar e compartilhar as postagens dos outros, mas tudo tem uma capa NFT: desde os NFTs de perfil, que reúnem postagens, comentários e o conteúdo de um usuário; até os NFTs dos seguidores, que permitem interagir com os perfis das outras pessoas; passando pelas publicações NFT e as coleções de conteúdo NFT.
Ter o seu próprio domínio Web3 sem custo
A Unstoppable Domains é um provedor de domínios Web3 e uma plataforma de identidade digital. Isso quer dizer que ela oferece domínios mintados na blockchain que dão às pessoas total propriedade e controle de sua identidade digital.
Por meio dessa plataforma é possível substituir os longos endereços alfanuméricos das carteiras cripto pelo nome que o usuário quiser e não é preciso pagar taxas de renovação desse domínio único e exclusivo.
Nesse contexto, é possível criar um domínio Web3 diretamente no Ripio Portal de maneira fácil e rápida e com ele enviar e receber cripto na própria carteira, além de poder se conectar a centenas de dApps, outras carteiras e marketplaces de NFT.