Voltar ao início

BAG, o marketplace de arte digital mais reconhecido da América Latina

29/4/22

O que é o marketplace BAG

Os NFTs são vendidos em lojas especializadas, conhecidas como marketplaces, que funcionam como outros sites de vendas de ativos digitais. Entretanto, aqui são negociados somente os tokens não fungíveis (NFTs), e os pagamentos são feitos principalmente em criptomoedas.

Dentre os diversos marketplaces de NFTs, podemos destacar o BAG (Galeria de Arte Blockchain, do inglês Blockchain Art Gallery), uma comunidade latina-americana de artistas, colecionadores, parceiros, curadores e público em geral, que busca tornar a BAG a rede número um em arte NFT global. Um dos objetivos da BAG é colocar os artistas latino-americanos no centro das atenções, obtendo grande parte da renda e permitindo que os artistas criem trabalhos na BAG sem custo de mineração. 

Qual a diferença entre NFT de arte e uma imagem digital? 

Animação, desenho, design gráfico, audiovisual, modelagem 3D, artistas de realidade virtual, desenvolvedores de videogames, criadores de efeitos visuais, cartunistas… Inúmeros artistas visuais se beneficiaram da popularização dos NFTs, principalmente em meados de 2019. 

Para todo um setor, NFTs não são apenas obras de arte digital em formato de imagem, vídeo ou áudio - como o que já estavam acostumados a criar. São também certificados de autenticidade únicos e transferíveis, que estabelecem a escassez digital verificável e garante a propriedade digital, são tokens exclusivos e indivisíveis. 

Em outras palavras, os NFTs funcionam como uma arte digital com certificado público de exclusividade sobre uma obra digital que são impossíveis de alterar, mas pode ser revendida, podendo a todo momento provar facilmente quem é o proprietário do token. 

Como posso participar do marketplace BAG? 

O marketplace BAG se concentra em gerar uma rede de troca entre todos os participantes, onde cada um colabora de seu lugar com a circulação das obras e que funciona da seguinte forma: 

  • Curadoria: BAG incorpora curadoria algorítmica, um sistema em que toda a comunidade pode avaliar as obras e receber recompensas (rewards). Promovendo a descentralização e a inclusão de todos os artistas na valorização da obra. 
  • Artistas: O artista consegue compartilhar através de seu perfil todo o seu mundo, espaço, processos criativos, ideias, sentimentos. Qualquer coisa considerada relevante para se conectar com a comunidade. Portanto, a BAG além de ser um marketplace para NFT também incorpora um espaço de interação social. 
  • As listas de curadorias, organizadas por critérios específicos, oferecem à comunidade diferentes pontos de vista. Pois, funcionam como guias para os colecionadores e usuários, propondo um passeio específico pela BAG. 
  • A BAG distribui uma porcentagem da venda entre os principais colaboradores: curadores (como explicado acima), compradores (comprando um NFT na BAG você participa de um porcentual das vendas futuras da plataforma) e entre ONGs dedicadas à promoção e pesquisa de arte contemporânea.

Como começar a comprar NFT na BAG? 

Se você gostou dos benefícios da BAG, certamente já pode começar a participar dessa rede de arte NFT da América Latina. É muito fácil!

Se você quer começar a colecionar NFT, ou se está simplesmente interessado em começar a investir e participar da curadoria coletiva de trabalhos, basta conectar sua carteira, sem precisar validar o seu perfil. 

Agora, se quiser ter um perfil certificado como artista, parceiro ou curador validado pelo marketplace BAG, também é muito simples: basta validar o seu perfil preenchendo alguns dados e aguardar a confirmação da sua validação. 

E vale lembrar que o marketplace BAG funciona na rede Ethereum, portanto, você precisará da criptomoeda ETH para comprar os NFTs. Lembre-se que na Ripio você pode comprar e vender ETH estando no Brasil, com pagamento em reais.