Voltar ao início

Polygon (MATIC): Qual a função do utility token da Polygon?

Polygon (MATIC): Qual a função do utility token da Polygon?

Saiba tudo sobre Polygon (MATIC), o utility token usado na estrutura Polygon

Luana Miyuki
Content Analyst
8/12/22

Engana-se quem pensa que o mercado cripto se limita a figuras já consolidadas, como o Bitcoin e o Ethereum. Com a adoção cada vez mais frequente de tecnologias ligadas às redes blockchain, novos protocolos têm surgido para descentralizar as transações financeiras tradicionais e um deles tem chamado a atenção do mercado: a rede Polygon.

Sendo uma rede blockchain integrada a diversos serviços, a Polygon também possui um token nativo para chamar de seu, o MATIC. Que tal conhecer um pouco mais sobre ele? Acompanhe o texto a seguir e saiba se vale a pena investir em Polygon (MATIC).

O que é Polygon? 

Criada em 2017 sob o nome de Matic Network, a rede evoluiu e se tornou Polygon em 2021, quando virou um projeto que permite processar altas demandas da rede Ethereum ao mesmo tempo. Ou seja, a Polygon foi criada com a finalidade de otimizar processos de uma rede já consolidada. Com o tempo, acabou se destacando por conta própria ao apresentar funcionalidades modernas e ágeis.

A rede está amplamente ligada aos tokens não fungíveis (NFTs), tendo, inclusive, um token nativo – o MATIC. Com as facilidades criadas pela desenvolvedora da Polygon, diversos processos em rede blockchain foram melhorados, contribuindo para descongestionar a plataforma Ethereum e as suas vertentes.

Criada por desenvolvedores e para desenvolvedores, a rede permite acesso direto à estrutura para construir e conectar redes blockchain que sejam compatíveis com a rede Ethereum, para que seus usuários personalizem os protocolos de acordo com a demanda exigida.

Confira mais sobre o assunto: POLYGON (MATIC): O QUE É? COMO FUNCIONA? VALE A PENA? 

O que é o token MATIC? 

Além de ser uma rede integrativa, a Polygon também fornece um token nativo, o MATIC, que é um dos principais tokens relacionados às finanças descentralizadas (DeFi). Saiba como essa cripto funciona e quais são as suas particularidades.

Staking

Muitos dos desenvolvedores e usuários comuns que utilizam MATIC o fazem por ela ser uma cripto voltada para staking, funcionalidade que gera renda passiva por meio da mineração de ativos.

O staking de MATIC é uma forma de validar as operações do próprio protocolo Polygon, tornando as transações mais ágeis e as atualizações muito mais instantâneas na rede blockchain.

Moeda operacional

Outra particularidade de MATIC é o fato de ser considerada uma moeda operacional, ou seja, que pode ser utilizada para pagamento dentro do ecossistema Polygon. 

Sendo um token de utilidade, ele tem a função de aprimorar as transações dentro de um ambiente administrativo. Sendo assim, os usuários o utilizam para bancar as taxas administrativas do sistema, bem como as transações

Participação em decisões do projeto

Outra particularidade do MATIC é que ele atua como token de governança, permitindo aos usuários que tenham direito à participação em decisões estratégicas e de melhoria no sistema. 

Os desenvolvedores podem opinar diretamente em atualizações do sistema, bem como na adoção de novas funcionalidades. Dessa forma, a rede Polygon se destaca como uma das redes mais abertas e ágeis do mercado cripto.

Polygon hoje e as expectativas do mercado

Por estar atrelada ao projeto Polygon, o desempenho do token MATIC é impactado diretamente conforme a rede apresenta novas funcionalidades e execuções. Atualmente, a rede realiza até 65 mil transações por segundo, gerando uma cadeia de blocos em menos de dois segundos.

Os números costumam agradar desenvolvedores avançados que buscam alternativas aos projetos Ethereum. Conforme há um aumento de uso da tecnologia, mais o projeto se consolidará como um dos principais do mercado cripto.

Vale a pena investir em MATIC?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a rede Polygon e seu token MATIC, deve estar se perguntando se vale a pena investir nesse ativo. Com o crescimento da rede Ethereum cada vez mais consolidado, projetos-base têm ganhado o mercado cripto por apresentarem melhorias e evoluções para esse universo.

Como dito anteriormente, a Polygon foi criada para facilitar um futuro em que várias blockchains diferentes operam no mercado, de forma cada vez mais segmentada para atender a demandas específicas. Dessa forma, os criadores da rede acreditam que sua adoção será cada vez maior entre os usuários.

O token MATIC é utilizado de forma global dentro da Polygon, permitindo que os usuários mantenham transações mais baratas e rápidas entre si. Isso consequentemente faz com que os protocolos de atualização da rede se mantenham sempre ágeis.

Se você acredita no futuro da web 3.0 e na consolidação do mercado cripto, a Polygon pode ser uma boa alternativa às altcoins mais conhecidas do mercado. Entretanto, é sempre bom lembrar que se trata de um investimento volátil e focado em longo prazo.