Voltar ao início

O que é e como comprar Decentraland (MANA)?

O que é e como comprar Decentraland (MANA)?

Conheça o mundo de Decentraland. Aprenda sobre o token MANA e suas funcionalidades dentro do universo.

Mitie Okabayashi
Global Content Strategist
30/9/22

Desde que o Facebook mudou o seu nome para Meta e apontou o metaverso já como uma realidade, todo mundo só fala nisso. Fato é que esse mundo virtual é uma tendência que é acompanhada pelo mercado cripto

Por meio da tecnologia do metaverso, é possível fazer transações seguras e é assim que os usuários da plataforma Decentraland podem negociar ativos. Já para aqueles que não querem imergir nesse universo, é possível fazer staking (renda passiva) do criptoativo MANA. 

Ficou interessado? No texto de hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre o assunto!

O que é MANA?

Mesmo se você nunca ouviu falar de Decentraland, pode ser que já tenha ouvido sobre a criptomoeda MANA. Esse é o token nativo da plataforma e ele serve de moeda corrente na economia do ecossistema do jogo. 

Por ser utilizado somente nesse universo – ou multiverso –, esse token difere, por exemplo, do Bitcoin (BTC) e do Polkadot (DOT), cujas transações podem ser realizadas em outros ambientes. Além disso, a moeda permite que os usuários participem da tomada de decisões, criando e votando em propostas. 

A cripto foi introduzida em 2017, em uma oferta inicial de moedas (ICO) e levantou mais de 26 milhões de dólares. Mas, para entender melhor como funciona o token MANA, precisamos entender mais sobre Decentraland.

O que é Decentraland?

É uma plataforma virtual que funciona como um jogo e que foi criada sobre a blockchain Ethereum. Por simular a realidade e oferecer muitas possibilidades, é considerada um metaverso. 

O desenvolvimento de Decentraland se iniciou em 2015, com um projeto chamado "Stone Age", mas só em 2020 ele foi lançado com o nome atual. 

A Decentraland é um ambiente totalmente descentralizado criado em 3D. Nele, as pessoas podem comprar e negociar os seus próprios lotes e terrenos virtuais. Também é possível interagir com outros usuários, bem como com as suas criações. 

Esse universo virtual utiliza dois tokens: MANA e LAND.

Como funciona a Decentraland?

Nessa plataforma, podem ser criados cenários, objetos interativos, edifícios, obras artísticas, eventos que reúnem diversos usuários, entre outros projetos. Apesar de não ser considerada algo revolucionário, ela traz um novo paradigma para o ambiente virtual. 

O mundo de Decentraland é dividido em pequenos fragmentos, chamados de parcelas. Cada parcela possui 16 m x 16 m e é o menor pedaço de "terra" que um jogador pode adquirir. Contudo, se você comprar várias parcelas, uma ao lado da outra, pode criar um lote.  

Além disso, cada parcela é representada por uma coordenada X e Y no mapa do jogo e por um token LAND — um token que representa a propriedade do terreno na rede Ethereum. Esse token segue o padrão ERC-21, o que significa que é um NFT (Token Não Fungível) escasso e colecionável. Isso quer dizer que cada token é único e não pode ser replicado ou trocado por outro do mesmo padrão.

Outro ponto interessante, e que tem chamado atenção de muitos usuários, é a possibilidade de se vender as criações feitas com recursos do jogo no Marketplace Decentraland e de monetizar o terreno, alugando-o para outro usuário ou para publicidade, entre outros usos.

Como entrar no mundo de Decentraland?

Existem duas maneiras de conhecer Decentraland. Na primeira, você poderá entrar como visitante. Para isso, basta acessar o site da Decentraland e entrar no modo convidado, em que você pode criar um avatar, mas não pode comprar uma LAND, pois a experiência como visitante é limitada.

O segundo modo é a experiência completa. Para isso, você vai precisar usar uma carteira (wallet) Ethereum, como a Metamask ou a Mist, que possuam MANA e ETH em seu portfólio. 

Diferenças com outras plataformas virtuais

O fato de ser descentralizado é o que distingue a Decentraland de outros ambientes virtuais, como o Minecraft ou o Simlife, que são controlados por uma única organização, que tem poder para mudar as regras do jogo, censurar algum jogador ou, até mesmo, banir alguém de seu universo. Além disso, é possível que essas empresas declarem falência e o jogador perca tudo o que construiu. 

No caso de Decentraland, a comunidade é que possui o jogo. Na verdade, até existe uma organização que o "governa", que é a DAO – Decentralized Autonomous Organisation (Organização Autônoma Descentralizada). Contudo, essa organização permite que todos os que participam da comunidade possam votar em projetos e políticas do jogo, bem como nas regras e no funcionamento dos smart contracts (contratos inteligentes) de terrenos. Para tanto, é necessário que o usuário possua staking de MANA. 

MANA vale a pena?

Em primeiro lugar, depende da sua estratégia enquanto investidor. Se você quer entrar no universo Decentraland e adquirir terrenos e itens, vai precisar transacionar em MANA. Por outro lado, se o seu desejo é fazer staking, você deve analisar informações pertinentes, como a cotação atual e média, as médias históricas, projeções, entre outras.  

É verdade que o metaverso com a tecnologia blockchain é uma tendência. Mark Zuckerberg intensificou esse movimento quando anunciou que o Facebook seguiria nessa direção e trocaria o nome da empresa para Meta. Contudo, sabemos que o mercado de criptomoedas tem muitas oscilações que tornam difícil fazermos previsões precisas. Cabe a quem se interessar estar sempre atento ao mercado.