Voltar ao início

Trading: o que é e que tipos existem

Trading é basicamente uma ferramenta para multiplicar nosso capital. Embora seja uma técnica complexa, ela parte de um princípio muito básico: compre na baixa e venda na alta.

Trading, como o próprio nome indica, é a negociação constante (trading) de ativos para agregar valor a uma carteira, e seu princípio é comprar um ativo a um preço e depois vendê-lo a outro mais caro para obter lucro.

Trading: o que é e que tipos existem
As formas de trading são diversas e dependem, entre outras coisas, do tempo disponível de cada investidor.

Scalping

Aqueles que usam essa técnica de negociação intradiária compram ativos e os mantêm por apenas algumas horas, minutos ou apenas segundos, e então fecham uma operação de venda. Esses traders não estão procurando por alguns pontos, mas sim por uma tendência de alta. E assim que pegam a onda, fecham o negócio e vendem. São, portanto, traders de curtíssimo prazo, que realizam muitas operações no dia e têm um retorno muito pequeno para cada uma.

Day trading

No day trading, as negociações também são feitas no mesmo dia, mas os traders levam algumas horas antes de fechá-las. Geralmente não se espera até o dia seguinte para ver os frutos da operação: como costumam ter posições abertas em um ou mais ativos cujos preços podem cair a qualquer momento, apostam no fechamento de todas as negociações no mesmo dia.

Swing trading

Esse estilo de negociação é para quem é mais paciente em suas operações e espera alguns dias até que a tendência do mercado chegue ao ponto desejado. Requer tranquilidade e confiança na escolha do que investir, uma vez que o trader nem sempre estará em frente ao gráfico. Também é necessário manter a calma, mesmo que o mercado não apresente o resultado desejado no curto prazo, e manter a operação em aberto mesmo por algumas semanas, se necessário. Se você está impaciente, não é recomendado que você escolha este método.

Position trading

A negociação de posições de longo prazo é um estilo de trading que pode levar meses ou até anos para fechar. De todos os métodos, é o que exige maior frieza e capacidade de ignorar as opiniões externas sobre as tendências do mercado, deixando as posições abertas enquanto se espera a melhor oportunidade para fechar.

Diferença entre Day trade, Swing e Position Trade