Carteiras e exchanges
Plataformas para operar e investir em criptomoedas. Características das corretoras, das exchanges e das diferentes formas de gestão de carteiras cripto.
Guias
Para investir em criptomoedas, é necessário ter contas em diferentes plataformas que possibilitem as operações.
Um dos modelos mais simples e populares de compra e investimento em criptomoedas são as chamadas carteiras, que são plataformas para adquirir cripto com moeda fiduciária. O procedimento para operar nesses sites, como é o caso da Ripio, é bastante simples.
Nas carteiras, o dinheiro é transferido ou carregado na conta para comprar a moeda desejada, que é creditada em nossa carteira daquela cripto, uma carteira digital gerenciada neste caso pelas corretoras. Na mesma plataforma, a criptomoeda também pode ser vendida por moeda fiduciária.
Nas carteiras, os preços de compra e venda são fixos, como em uma casa de câmbio. Os usuários não podem escolher um preço diferente e, portanto, a negociação depende de fortes aumentos em cada ativo. É que não só uma margem deve ser conquistada, mas também o spread, que é a diferença entre o preço de venda e o preço de compra de um determinado ativo naquela plataforma.
São os sites de negociação mais populares e funcionam como pequenas bolsas de ativos dedicadas à compra e venda de criptomoedas.
Em uma corretora, os usuários podem criar ordens, que consistem na quantidade e no preço que desejam comprar ou vender um determinado ativo. Quando esse comando encontra um ou mais usuários que podem satisfazê-lo, a compra ou venda é executada automaticamente.
A possibilidade de escolher o preço de compra ou venda é a principal vantagem destes sites e, portanto, são escolhidos pelos traders mais experientes.