Voltar ao início

CeFi, finanças centralizadas

No sistema de finanças centralizadas CeFi, os titulares podem depositar suas criptomoedas na plataforma de uma empresa, instituição ou comunidade e obter um retorno em troca.

As plataformas da CeFi, em geral, oferecem o pagamento de juros a uma taxa fixa anual, com um modelo muito semelhante ao dos prazos fixos tradicionais. Algumas das mais conhecidas por operar com CeFi são BlockFi e Ledn.

DeFi vs CeFi principais diferenças
As funcionalidades de uma CeFi são administradas por empresas, instituições ou comunidades, ao contrário do DeFi.

O fato de ser um modelo centralizado implica que as criptomoedas sejam gerenciadas por terceiros, a plataforma; e que, portanto, no caso desse terceiro sofrer perda ou roubo das criptomoedas, ou entrar em falência, o usuário também as perderá.

São investimentos de baixo risco financeiro, mas possuem outro nível de risco pela sua natureza centralizada. É por isso que cada usuário deve analisar previamente os antecedentes e a confiabilidade da empresa onde depositará suas criptomoedas.

A Ripio Earn

Ripio Earn: Começe a investir em criptomoedas

A Ripio tem seu próprio serviço de investimento em criptomoedas de taxa fixa, conhecido como Ripio Earn.

Este sistema permite que você invista a partir de 50 USDC em períodos de até 30 dias. Mas caso o cliente queira sacar seus fundos antes do período de fechamento, ele pode cancelar o investimento e ainda assim receber o retorno proporcional até aquele dia.

Para saber mais sobre Ripio Earn, recomendamos a leitura deste artigo.