Voltar ao início

O que é um investimento?

Quando falamos em investimentos, referimo-nos àquelas operações de compra de algum tipo de bem com o objetivo de obter mais dinheiro do que o inicial no momento da venda.

Mas nem todos os investimentos são iguais: fatores como o tempo, a disponibilidade de dinheiro e o risco assumido são decisivos na operação.

Neste guia, falaremos especificamente sobre como investir em criptomoedas. Mas primeiro devemos revisar alguns conceitos básicos.

ROI

Retorno do investimento ou ROI(do inglês return of investment) é a porcentagem do dinheiro ganho por um investidor em relação ao investimento em um ativo.

Suponha que um investidor compre 0,1 BTC por $1.000. E depois de um mês, esse 0,1 suba para US $2.000. Nesse caso, o ROI seria de 100 por cento ao mês. Se aquele 0,1 BTC fosse avaliado em $1.500, nesse caso o ROI seria de 50 por cento.

o que é um investimento? ROI
O retorno sobre o investimento é um elemento central a levar em consideração ao decidir onde, como e quanto investir.

Lembre-se de que o ROI é sempre calculado ao longo de um período de tempo e, dependendo de como o segmento é escolhido, ele pode fornecer um número ou outro.

Os investimentos passivos e ativos

São chamados de investimentos passivos, aqueles em que o usuário não deve realizar nenhuma ação para obter lucro. Dentro dessas ferramentas encontramos, por exemplo, termos fixos bancários.

O termo fixo é um investimento tradicional em que uma certa quantia de dinheiro é depositada e, em troca, em um determinado tempo é obtido um percentual de retorno. Esses investimentos geralmente são muito seguros, mas têm retornos muito baixos.

Em vez disso, o investimento ativo refere-se a quando um investidor realiza ações para obter lucro.

Trading é o melhor exemplo de investimento ativo: o trader faz compras e vendas constantes a fim de obter lucro. O retorno pode ser muito maior, assim como também o tempo gasto e o risco assumido.