Voltar ao início

Elementos das exchanges

Os pares

Um par é a cotação de duas moedas diferentes. A primeira é chamada de moeda base e a segunda moeda de cotação. Por exemplo, no par BTC/DAI, a moeda base é o bitcoin e a moeda de cotação é o token DAI. Saber o movimento de um determinado par ao longo do tempo é uma boa estratégia de trading.

Livro de ordens

Um order book ou livro de ordens é uma lista pública de ordens de compra e vendas criada por usuários de uma exchange. Geralmente, as ordens de venda são exibidas na parte superior e as ordens de compra na parte inferior.

O pedido de venda mais próximo do centro é denominado ponto de venda. E para a compra mais próxima do centro, ponto de compra. Quando ambos coincidem, ocorre uma match. Isso significa que o preço e as condições de venda propostos por um usuário correspondem ao preço e as condições de compra esperados por outro usuário. É aqui que ocorre o trade.

Livros de ordens order books
Os livros de ordens reúnem as intenções de vendas de certos usuários com as intenções de compra de outros.


Ordens de mercado

Ordens de mercado são aquelas ajustadas ao preço médio de mercado do par escolhido. Para isso, basta preencher o campo "valor". Em outras palavras, é necessário apenas indicar quanto da moeda base queremos comprar ou vender.

Este tipo de pedido prioriza que a operação seja realizada o mais rápido possível, levando-se os últimos pedidos publicados independentemente do preço, até que o valor total de nossa ordem seja finalizado.

Ordens de limite

Para criar uma ordem de limite, devemos preencher três campos: o preço pelo qual queremos pagar 1 unidade da moeda base, expresso na moeda de cotação; o montante ou quantidade de unidades desejadas; e o total ou máximo na moeda de cotação a ser negociada pela quantidade desejada da moeda base. Este tipo de ordem permite que você tenha um pouco mais de liberdade para testar fatores e valores no mercado de criptomoedas.

Existem vários outros tipos de ordens e nem todas estão disponíveis em todas as exchanges, mas a ordem de mercado e a de limite são as mais simples para iniciar um trading. Existem também outras, como ordens de stop market, que são executadas quando o ativo selecionado atinge um determinado preço.

Neste vídeo, explicamos como fazer uma ordem na exchange de BitcoinTrade.

Takers e makers

No mercado de criptomoedas, existem duas classes de participantes. Aqueles que criam a oferta no mercado, conhecidos como makers e encarregados de dar liquidez ao mercado; e aqueles que permanecem com essa oferta, chamados takers (ou tomadores), que subtraem a liquidez do mercado, mas adicionam volume operacional.