Voltar ao início

Como construir um portfólio

Enquanto as finanças tradicionais tendem a recorrer a um agente de investimento, um banco ou uma corretora de valores, a melhor opção no mundo das criptomoedas é construir nossa própria carteira.

Isso nos permitirá escolher o prazo de investimento, o risco a assumir e a quantidade de dinheiro a investir em um determinado ativo.

Depois de identificar nossas necessidades e possibilidades, temos que abrir nossas contas em cada corretora e / ou bolsa; e também criar nossas respectivas carteiras para cada criptomoeda. Assim que estivermos prontos, podemos começar a investir.

É sempre aconselhável não delegar o controle de nossas criptomoedas a qualquer terceiro que nos ofereça retornos de curto prazo impressionantes. Como regra geral, esse  tipo de perfil se trata de golpistas que aplicam golpes que são conhecidos como esquemas Ponzi.

O que é um perfil de investidor?

O perfil costuma ser uma forma de agrupar grande parte dos investidores em categorias, a partir de alguns parâmetros como idade, conhecimento do mercado financeiro, predisposição ao risco, capacidade de assumir perdas e tempo de investimento.

O que é um perfil de investidor‍
Ao investir, leve em consideração suas possibilidades, sua experiência e o quão exposto você pode estar a perder seus fundos.

Com base nesses critérios, geralmente são criados perfis de investidores para pessoas (ou empresas) com baixa, média ou alta predisposição para assumir riscos. Em geral, esses critérios estão relacionados ao lucro esperado, ao valor a ser investido e ao prazo.

Uma pessoa que deseja maximizar o retorno sobre suas economias, mas sem se expor a perdê-las, não é o mesmo que um investidor institucional, como uma empresa que deseja realizar uma operação do tipo OTC (do inglês over the counter).

Muitas instituições financeiras, como bancos, possuem formulários padronizados para determinar o perfil de cada investidor e ajudá-los a adequar seus investimentos ao perfil deles.

Saiba qual é o seu perfil de investidor