Voltar ao início

Tipos de stablecoins

As criptomoedas estáveis ​​podem ser divididas em dois tipos: algumas estão vinculadas a moedas fiduciárias (emitidas por estados) e algumas são associadas a outros tipos de ativos, como ouro, ações e outras criptomoedas.

Na plataforma Ripio, você encontrará tanto DAI quanto USDC. Embora a utilidade delas seja praticamente a mesma, cada uma representa uma categoria diferente de stablecoin.

Existem também outras, com paridade com outros tipos de ativos. Por exemplo PAX Gold, cujo token mantém sua paridade com a onça de ouro.

Quais são os tipos de stablecoins
Existem dois modelos principais de stablecoin, de acordo com seu método de manutenção da paridade: DAI e USDC.

O modelo DAI

Embora mantenha sua paridade um-para-um com a moeda americana, DAI não é respaldada por dólares, mas por outra criptomoeda: o ether, o token oficial da rede Ethereum. Quando alguém deseja criar uma DAI, deve deixar outro token como garantia, geralmente ETH.

A DAI trabalha com diversos mecanismos que compensam sua oferta e demanda para que valha sempre o mesmo: um dólar americano.

Isso acontece por meio de um contrato inteligente que roda na blockchain Ethereum, o que permite que ele funcione de forma automática e descentralizada.

No caso de uma instabilidade de mercado acentuada, o contrato inteligente ativa um mecanismo denominado retroalimentação.

Quando o preço cai abaixo de um dólar, é criada uma taxa que recompensa o retentor de DAI e desencoraja a criação de novos. Pelo contrário, quando o preço sobe, a criação de novas DAI’s é incentivada através de uma redução da taxa.

O modelo USDC

No modelo USD Coin, para cada USDC emitido há um dólar em uma conta bancária de reserva, e a proposta é que essa paridade seja sempre mantida.

Este token, ao contrário da DAI, requer confiança de que o número de dólares na reserva corresponde ao de tokens em circulação.

Para sustentar essa confiança, o consórcio Centre (Coinbase e Circle, empresas promotoras do USDC), contratou auditores externos que se encarregam de verificar se os valores do token coincidem com as reservas.