Voltar ao início

O modelo USDC

USDC é um token construído na rede Ethereum cujo valor é sempre mantido em paridade de 1 para 1 com o dólar americano. Por esse motivo ele recebe o nome de stablecoin, criptomoeda estável ou criptodólar.

O USDC pode ter os mesmos usos que qualquer criptomoeda, como transferi-lo para outras pessoas ou usá-lo como forma de pagamento e até mesmo para fazer uma reserva.

USDC funciona com o protocolo ERC 20 da Ethereum, que permite a criação de tokens fungíveis (ou seja, negociáveis).

Isso permite que todos os tokens sejam iguais e, ao mesmo tempo, que qualquer carteira conectada à rede Ethereum seja compatível com o USDC. Basicamente, se uma carteira pode receber ETH, então também pode receber USDC.

USDC: stablecoin da Centre
USDC, stablecoin da Centre, possui uma reserva em dólares e títulos que é permanentemente auditada.

Regulação da paridade no USDC

Para manter sua paridade com o dólar estável, esta criptomoeda tem uma reserva de moeda fiduciária. A maior parte é em dólares e títulos de curto prazo do Tesouro dos Estados Unidos.

USDC é proveniente da empresa Circle, que faz parte do consórcio Centre. Mas, para garantir que as reservas sejam equivalentes ao número de tokens em circulação, o USDC é auditado por uma empresa externa que publica relatórios regulares sobre o status de suas contas.

Com o apoio desses consórcios, USDC disponibiliza um mecanismo que permite a troca do token diretamente por dólares que são transferidos para a conta do usuário.

Este serviço funciona diretamente pelo aplicativo Coinbase e já está disponível em 85 países, incluindo o Brasil.