Voltar ao início

Como usar as stablecoins

Para trocar stablecoins por moeda fiduciária, os usuários têm diferentes opções: eles podem vender suas criptomoedas para uma corretora, para outros usuários ou trocá-las diretamente na plataforma onde foram criadas.

Venda para corretoras

O método mais comum é vender esses tokens para uma corretora de criptomoeda, que, nesse sentido, funciona como uma “casa de câmbio” de criptomoeda.

Nesse caso, o usuário se adapta ao preço que a corretora paga por cada stablecoin, com a vantagem de que esses serviços costumam funcionar em todos os momentos e com uma operação simples e rápida.

Troca entre pessoas

Os usuários podem optar por vender suas stablecoins para outros usuários, sem qualquer intermediário. Esta forma é conhecida como pessoa a pessoa ou P2P (ponto a ponto).

A vantagem desse método é que o preço é decidido por ambas as partes da transação, de modo que o vendedor pode obter preços melhores do que em uma corretora. A desvantagem é que você precisa encontrar alguém interessado em comprar essas stablecoins.

Stablecoins é uma criptomoeda com valor estável
Existem muitas maneiras de converter stablecoins em outras criptomoedas, moeda fiduciária ou outros ativos.

O sistema USDC

A USDC permite que se tenha uma forma adicional de trocar seus tokens por moeda fiduciária: para isso, é necessário ter uma conta na plataforma Coinbase, a empresa que criou a USD Coin, onde os tokens podem ser trocados diretamente por dólares que serão depositados na conta do usuário.

Depois, usando a funcionalidade disponível em 85 países, esse saldo pode ser transferido para uma conta bancária.

O sistema DAI

Esta opção não existe para DAI, pois funciona em um contrato inteligente que o torna um sistema descentralizado, sem nenhum tipo de empresa que “respalde” esses tokens.

Na plataforma criptográfica Maker, no entanto, aqueles que usaram ETH como uma “hipoteca” (ou qualquer outro token que tenham entregue para esse fim) para obter DAI, podem recuperar esses tokens em troca de devolver a soma das DAIs criadas primeiro.

Próxima