Voltar ao início

O modelo DAI

DAI é um token montado na rede Ethereum cujo valor é sempre mantido na paridade de 1 para 1 com o dólar americano. É por isso que ele recebe o rótulo de stablecoin, criptomoeda estável ou criptodólar.

As DAIs podem ter os mesmos usos que qualquer criptomoeda, como transferi-las para outras pessoas ou usá-las como forma de pagamento e até mesmo para fazer uma reserva.

DAI trabalha com o protocolo ERC 20, da Ethereum, que permite a criação de tokens fungíveis (ou seja, intercambiáveis).

Isso permite que todos os tokens sejam iguais e, ao mesmo tempo, que qualquer carteira conectada à rede Ethereum seja compatível com DAI. Basicamente, se uma carteira pode receber ETH, então também pode receber DAI.

Para criar DAI é necessário deixar outra criptomoeda como respaldo. Se alguém quiser obter 100 DAIs através do protocolo Maker, deverá deixar o valor equivalente em ETH no endereço do contrato correspondente, de acordo com o preço vigente.

No final deste guia, a ETH estava em torno de US $ 400. Portanto, se alguém quisesse obter 100 DAI ($ 100), teria de deixar uma quantia próxima a 0,25 ETH.

No caso de querer resgatar esse ETH, deve ser devolvido o valor DAI correspondente.

DAI é uma criptomoeda estável surgida da comunidade Maker
DAI é uma criptomoeda estável surgida da comunidade Maker e cujo preço é regulado por um contrato inteligente.

Regulação da paridade na DAI

A característica que distingue a DAI das demais stablecoins é a utilização de um mecanismo de compensação do seu valor, no qual  nenhum orgão central intervém.

Em vez disso, ele é regulado por um contrato inteligente que já possui todas as variáveis permitidas, desde sua origem.

Assim, os usuários podem ter certeza de como será o comportamento da rede conforme determinado pelo contexto, mas sem a intervenção de pessoas, empresas ou governos.

Com base na compensação programada, se o preço cair abaixo do dólar, os usuários são recompensados por reter suas DAIs a uma taxa de juros, e o custo de criação de novos aumenta. Desta forma, a emissão é desencorajada, a escassez é criada e o preço sobe novamente.

Se o preço ultrapassar o dólar, ocorre o processo inverso. A criação de novas DAIs torna-se mais barata e a taxa de compensação é reduzida, o que estimula a criação de DAIs e diminui o preço.

No entanto, quem não participa do protocolo da Maker também pode comprar DAI de qualquer corretora, como a Ripio, sem qualquer tipo de pré-requisito nem se preocupando com esses mecanismos de compensação.