Voltar ao início

Quem é Vitalik Buterin

Vitalik Buterin é a principal referência da comunidade da Ethereum, além de ser um dos cinco co-criadores do projeto original, ao lado de Anthony Di Iorio, Charles Hoskinson, Mihai Alisie e Amir Chetrit. Buterin já era um personagem ativo dentro da comunidade Bitcoin, tendo criado e desenvolvido a Bitcoin Magazine.

O projeto Ethereum surgiu quando Buterin se encontrou diante da impossibilidade de realizar uma série de modificações para que Bitcoin se tornasse uma plataforma de aplicativos descentralizados (DApps).

Quem é Vitalik Buterin
Embora Buterin seja uma figura central no universo cripto, tenta impedir que Ethereum se torne uma rede personalista.

Então, decidiu criar seu próprio projeto e, com o posterior sucesso da Ethereum, passou a ocupar uma posição de destaque dentro do ecossistema cripto. Isto ocorreu tanto pelas suas capacidades como desenvolvedor/programador, como pela chamativa juventude ao lançar a Ethereum (Buterin tinha apenas 20 anos).

Os riscos de uma rede personalista

Apesar do status de celebridade dentro do universo cripto, o programador nascido em 1994 disse que não se sentia confortável nesse papel, pois poderia prejudicar a resiliência da Ethereum.

O anonimato do criador do Bitcoin sempre foi considerado um ponto forte, já que seu valor e sua popularidade não dependem de uma única pessoa. Para uma criptomoeda, estar associado a alguém tão visível pode ser contraproducente.

Mesmo assim, Vitalik continua envolvido no desenvolvimento do código da Ethereum e apresentou várias propostas para melhorá-lo, embora estas ainda não tenham sido aceitas pela comunidade.

Além disso, ele gosta de dançar como um ratel, mais conhecido como texugo do mel.