Quem é Vitalik Buterin
A criação da Ethereum aos 20 anos. Os riscos de uma rede personalista. A busca contínua por melhorias. A dança do ratel (ou texugo do mel).
Guias
Vitalik Buterin é a principal referência da comunidade da Ethereum, além de ser um dos cinco co-criadores do projeto original, ao lado de Anthony Di Iorio, Charles Hoskinson, Mihai Alisie e Amir Chetrit. Buterin já era um personagem ativo dentro da comunidade Bitcoin, tendo criado e desenvolvido a Bitcoin Magazine.
O projeto Ethereum surgiu quando Buterin se encontrou diante da impossibilidade de realizar uma série de modificações para que Bitcoin se tornasse uma plataforma de aplicativos descentralizados (DApps).
Então, decidiu criar seu próprio projeto e, com o posterior sucesso da Ethereum, passou a ocupar uma posição de destaque dentro do ecossistema cripto. Isto ocorreu tanto pelas suas capacidades como desenvolvedor/programador, como pela chamativa juventude ao lançar a Ethereum (Buterin tinha apenas 20 anos).
Apesar do status de celebridade dentro do universo cripto, o programador nascido em 1994 disse que não se sentia confortável nesse papel, pois poderia prejudicar a resiliência da Ethereum.
O anonimato do criador do Bitcoin sempre foi considerado um ponto forte, já que seu valor e sua popularidade não dependem de uma única pessoa. Para uma criptomoeda, estar associado a alguém tão visível pode ser contraproducente.
Mesmo assim, Vitalik continua envolvido no desenvolvimento do código da Ethereum e apresentou várias propostas para melhorá-lo, embora estas ainda não tenham sido aceitas pela comunidade.
Além disso, ele gosta de dançar como um ratel, mais conhecido como texugo do mel.