Aplicativos descentralizados (DApps)
O que são DApps. Descentralização e interoperabilidade de contratos inteligentes. Vantagens em relação aos aplicativos tradicionais.
Guias
Como o nome sugere, os DApps são aplicativos construídos em uma rede descentralizada peer to peer (P2P), como Ethereum, que combinam contratos inteligentes com uma interface.
Um DApp pode ter um código de interface, assim como interfaces de usuário, escritos em qualquer idioma (como um aplicativo comum de programação), enquanto seu código não visível para o usuário (seu backend) funciona em uma plataforma descentralizada.
Como os contratos inteligentes na Ethereum são acessíveis e transparentes, como as APIs abertas, os DApps podem incluir conexões com outros contratos inteligentes, ou seja, são interoperáveis.
A diferença fundamental entre um DApp e um aplicativo tradicional é que os apps comuns funcionam em um servidor central e, geralmente, dependem de uma empresa específica (como o Facebook ou Google). Já os DApps não possuem um servidor central e operam de maneira descentralizada.
Essa diferença na arquitetura é fundamental para entender as possibilidades oferecidas pelos DApps, que podem funcionar de forma comunitária.
Existe uma grande variedade de DApps com diferentes possibilidades de uso, desde videogames (Gods Unchained) e plataformas de mídias sociais (Mastodon), até carteiras de criptomoedas ou aplicativos DeFi.