Voltar ao início

Protocolo ERC-721 e videogames

Os videogames que usam Ethereum como parte do seu código abrem um mundo de possibilidades novas, mas não desconhecidas.

Assim como existe o protocolo ERC-20 para tokens fungíveis (iguais entre si), há também outro que permite a criação de tokens não fungíveis (diferentes entre si), o que possibilita a existência de itens digitais com características únicas e, portanto, colecionáveis.

A primeira implementação deste padrão aconteceu no jogo CryptoKitties, que permitia comprar gatos digitais, colecioná-los e até criá-los. Em seus primeiros meses, este jogo se tornou tão popular que saturou completamente a rede da Ethereum, a qual ainda estava dando seus primeiros passos.

O que são tokens não fungíveis ou tokens ERC721
Ethereum também possibilita a criação de tokens não fungíveis, cada um independente e diferente do outro.

Outro caso é o jogo de cartas digitais intercambiáveis Gods Unchained. Este jogo, bem parecido ao Magic: The Gathering, permite que seus usuários criem baralhos de cartas para lutar com outros jogadores, criando diferentes estratégias.

Porém, o mais interessante é que as cartas são representadas por tokens ERC-721 e cada jogador pode fazer o que quiser com elas. Desde dar de presente a um amigo até vendê-las no mercado secundário. Além disso, a quantidade de cartas é regulada por um contrato inteligente, que permite saber qual é o total de cartas disponíveis.

Também existe o Decentraland, um jogo que mistura realidade virtual com negócios imobiliários. Decentraland é um mundo de realidade virtual onde os jogadores podem comprar lotes ou terrenos, que são representados por tokens ERC-721.

Nestes terrenos, podem construir tudo que quiserem, assim como comprar e vender lotes. Além disso, como o jogo está construído sobre padrões interoperáveis, permite a incorporação de tokens de CryptoKitties ou Gods Unchained.