Importância da Ethereum
Segunda criptomoeda no market cap. O computador descentralizado. Criação de tokens, videogames e finanças descentralizadas.
Guias
Ethereum é a segunda criptomoeda mais importante, de acordo com a capitalização de mercado (market cap), a qual expressa o dinheiro total que se obtém ao multiplicar o preço do token (neste caso, o ETH) pela quantidade total em circulação.
Por outro lado, é considerado um dos projetos cripto mais proeminentes, dadas as possibilidades que permite como plataforma. Além de ser uma criptomoeda, Ethereum funciona como um computador digital online e descentralizado. Isto permite muito mais usos do que apenas transferir e armazenar valor ou pagamentos.
Ethereum possibilita a criação de uma enorme variedade de aplicativos distribuídos. Além de uma plataforma de transferência de valor, também é um mercado de serviços financeiros, videogames e diversos aplicativos.
Entre outras coisas, a Ethereum permite a criação de outras criptomoedas. De fato, projetos como DAI, USDC, TrueUSD e GUSD funcionam sobre a tecnologia da Ethereum. Também existem jogos como Gods Unchained e Decentraland, que são pioneiros na criação de ativos digitais colecionáveis.
Hoje em dia, a blockchain da Ethereum concentra o maior número de inovações e pesquisas para criação de novos serviços, desempenhando, portanto, um papel central no universo cripto. Durante o ano de 2020, uma nova gama de soluções financeiras, conhecida como DeFi ou finanças descentralizadas, ganhou vital importância no ecossistema e multiplicou as utilidades desta rede.
A descentralização permite criar e manter uma rede cujo acesso não é filtrado por nenhuma organização, empresa ou governo. O que resulta em um ecossistema repleto de projetos cujo único filtro é a aceitação do público.
Sem essa estrutura de rede, que por definição é descentralizada, a inovação liderada pela Ethereum não seria possível.