Voltar ao início

Contratos inteligentes

Um contrato inteligente é um pedaço de código que se executa quando se cumprem as condições preestabelecidas no momento em que foi escrito. E que, ao receber uma ordem de entrada, responde com certo resultado.

Podemos pensar no funcionamento das máquinas automáticas de venda de refrigerantes (vending machine). Estes sistemas automáticos respondem a uma entrada, como a introdução de dinheiro, com uma saída (entregando uma lata de refrigerante, por exemplo).

No contexto da Ethereum, o termo “contrato inteligente”, na verdade, é pouco apropriado. Porque os contratos inteligentes da Ethereum não são realmente "inteligentes", e sim automáticos. Também não são contratos em termos jurídicos. Mas o nome acabou pegando... 

contrato inteligente ou smart contracts
Os contratos inteligentes são pedaços ou frações de código que permitem automatizar operações na blockchain da Ethereum.

Afinal, o que é um contrato inteligente (smart contract)?

De acordo com o famoso divulgador Andreas Antonopoulos, o termo "contratos inteligentes" é usado para se referir a "programas informáticos imutáveis ​​que são executados de maneira determinista no contexto de uma máquina virtual Ethereum, como parte do protocolo de rede".

Isto permite a criação de inúmeras aplicações que funcionam de maneira automática, sem a intervenção de qualquer pessoa. Graças aos contratos inteligentes, é possível gerar desde novas criptomoedas até itens digitais colecionáveis. Cada um com as suas próprias regras...

Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada aspecto desta definição:

  • Programa informático: são pedaços ou frações de código, programas de computador. A palavra "contrato" não nenhum significado jurídico neste contexto.
  • Imutável: uma vez implementado, o código do contrato inteligente não pode ser alterado. Ao contrário do software tradicional, a única maneira de modificá-los é implementando uma nova instância. Porém, mesmo neste caso, o contrato atual não é realmente modificado, mas um novo contrato é criado para incorporar e executar as modificações desejadas.
  • Determinista: o resultado da execução do contrato inteligente é o mesmo para todos aqueles que o executam, considerando o contexto da transação que iniciou sua execução e o estado da blockchain da Ethereum no momento da execução.