Contratos inteligentes
O que é um smart contract e como funciona. Criação de aplicativos automatizados. Imutabilidade e determinismo dos contratos.
Guias
Um contrato inteligente é um pedaço de código que se executa quando se cumprem as condições preestabelecidas no momento em que foi escrito. E que, ao receber uma ordem de entrada, responde com certo resultado.
Podemos pensar no funcionamento das máquinas automáticas de venda de refrigerantes (vending machine). Estes sistemas automáticos respondem a uma entrada, como a introdução de dinheiro, com uma saída (entregando uma lata de refrigerante, por exemplo).
No contexto da Ethereum, o termo “contrato inteligente”, na verdade, é pouco apropriado. Porque os contratos inteligentes da Ethereum não são realmente "inteligentes", e sim automáticos. Também não são contratos em termos jurídicos. Mas o nome acabou pegando...
De acordo com o famoso divulgador Andreas Antonopoulos, o termo "contratos inteligentes" é usado para se referir a "programas informáticos imutáveis que são executados de maneira determinista no contexto de uma máquina virtual Ethereum, como parte do protocolo de rede".
Isto permite a criação de inúmeras aplicações que funcionam de maneira automática, sem a intervenção de qualquer pessoa. Graças aos contratos inteligentes, é possível gerar desde novas criptomoedas até itens digitais colecionáveis. Cada um com as suas próprias regras...
Vamos nos aprofundar um pouco mais em cada aspecto desta definição: