Voltar ao início

O modelo play-to-earn

A revolução das criptomoedas consolidou uma nova filosofia no campo dos jogos: o modelo play-to-earn. Embora já existissem casos de jogos com a possibilidade de “fazer dinheiro” jogando antes da popularização das criptomoedas, foi com os jogos NFT e os de blockchain que essa filosofia acabou ganhando forma, foi simplificada e se tornou popular.

Basicamente, play-to-earn consiste em uma forma de entender e abordar os jogos, que tem a ver com dar aos jogadores a possibilidade de gerar renda. Essas chances são determinadas pela forma como os jogos são desenvolvidos e distribuídos, mas acima de tudo, pelo que eles permitem que os jogadores façam com seus personagens, itens e prêmios. Play-to-earn é baseado em recompensar aqueles que participam do jogo e sua comunidade.

Os tokens são uma parte crucial desse modelo. Os tokens fungíveis são usados para pagamento de recompensas. Por exemplo, no Axie Infinity, a cada vitória se coleta uma quantidade de poção Smooth Love Potion (SLP), representadas por tokens fungíveis com valor econômico. Enquanto, os NFTs podem aparecer como personagens, avatares e também na forma de terrenos únicos, que podem ser construídos, por exemplo.

O modelo play-to-earn
Os jogos play-to-earn usam NFT para garantir aos jogadores a propriedade de seus personagens, itens e terreno.

A Filosofia #WAGMI: Todos nós fazemos o jogo

Esse sistema é muito mais justo e compensador para os jogadores. Embora a equipe de desenvolvimento do jogo seja fundamental, a sua comunidade também: os jogadores são aqueles que com o seu tempo, esforço, estudo e criatividade, dão a vida aos jogos. O modelo play-to-earn busca ser mais justo com eles.

Nesse tipo de jogo, as ações e missões podem ser realizadas em troca de prêmios,  representados por um token fungível como o SLP. Além disso, o Axie Infinity também distribui seu token de governança AXS para os 1000 melhores jogadores classificados a cada temporada.

Esses avatares, itens colecionáveis ​​e itens que o jogador ganha não só são adicionados ao seu inventário no jogo, mas também têm um valor econômico e são integrados ao seu portfólio de criptomoedas, uma vez que são de sua propriedade. Essa ownership é liquidada na blockchain, portanto, torna-se inalterável, exceto para o proprietário, que pode vender, emprestar, alugar e fazer muitas outras coisas com seus NFTs.