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O caso da NBA Top Shot

As coleções de NFT da liga de basquete americana são um dos casos de maior sucesso de qualquer tipo de NFT. Eles consistem em pequenos trechos de vídeos que representam momentos épicos da história desse esporte. Desde um roubo de bola na final, uma enterrada impressionante, uma cesta de três pontos no toque do apito ou até uma celebração memorável.

A NBA Top Shot estabeleceu um sistema que replica outros projetos semelhantes, e também muitos jogos blockchain: envelopes surpresa, que dependendo do caso podem ser caixas ou baús. Esses pacotes geralmente têm um valor fixo e um conteúdo que pode variar em sua raridade ou escassez.

Por exemplo, um envelope pode custar o equivalente a US$10 em criptomoeda e trazer uma carta comum (ou, neste caso, um vídeo de uma jogada) com valor de revenda de US$5, ou uma carta mítica ou lendária que pode ser revendida por US$2.000. Os preços de revenda ficam à mercê do mercado, ou seja, dos valores que a comunidade está disposta a pagar por cada NFT.

Este sistema dá um sabor de surpresa e aposta na compra do NFT, mas também ajuda a estreitar a relação entre um artista ou projeto e a sua comunidade. Em vez de buscar um elemento específico em um marketplace, busca um determinado resultado (como um personagem com certo poder para um jogo NFT), neste caso se apoia quem está por trás dessa coleção e, ao mesmo tempo, especula sobre a possibilidade de obtenção de um bem muito precioso com um investimento mínimo.

O caso da NBA Top Shot
NBA Top Shot tem um sistema de "pacote" NFT, onde você pode obter jogadas de "raridade" diferente e, portanto, de valor diferente.

Esporte + Jogos + NFT

O caminho que os jogos NFT, esportes e blockchain estão cruzando é o dos simuladores de esportes ou jogos de fantasia sobre futebol, corrida ou outros esportes. Em muitos deles você pode comprar estádios ou pistas de corrida NFT, que são alugados para eventos virtuais ou corridas.

Paralelamente, outra tendência começa a aparecer com mais força: a das apostas tokenizadas, tanto para confrontos reais em esportes físicos (como um jogo da Champions League ou um jogo de boxe) como para desafios fantásticos, finais de esportes e simulações esportivas.