Voltar ao início

Você queria mais criptomoedas? Adicionamos FTM da rede Fantom

28/7/22

Mais uma nova criptomoeda acabou de se juntar ao catálogo da Ripio, tanto no site quanto no aplicativo. A FTM é nativa da rede Fantom, uma das redes com maior atividade de dApps (aplicativos descentralizados) e protocolos DeFi (finanças descentralizadas). 

O design particular da Fantom, que não utiliza a estrutura tradicional da blockchain, permite que esta rede trabalhe com transferências quase imediatas e baixos custos operacionais, sem sacrificar a segurança e a escalabilidade. Além disso, a rede executa todos os tipos de dApps originalmente desenvolvidos para Ethereum, porque é compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). 

O que é Fantom 

A rede descentralizada para uso de criptomoedas e desenvolvimento de smart contracts (contratos inteligentes) foi projetada principalmente para a implantação de dApps e protocolos DeFi. Essa orientação faz da Fantom uma das comunidades de desenvolvimento mais importantes para o crescimento da web3

A Fantom é a plataforma que opera todos os tipos de produtos e serviços do ecossistema cripto, como as exchange descentralizadas (DEX), como Sushi, Curve e 1inch; bridges (pontes de criptografia), como REN e Multichain; protocolos DeFi, como Aave e Yearn; utilitários NFT, como PaintSwap, Artion e NFTKEY; e jogos play-to-earn (jogue-para-ganhar), como Tankwasrs Zone, Fantom Survivor e PocketPals. 

Como funciona Fatom 

A rede usa a tecnologia de contabilidade distribuída (distributed ledger technology) como outras blockchains, mas tem uma forma diferente de cadeia de bloco. Em vez do formato tradicional de uma cadeia de blocos, a Fatom usa uma estrutura gráfica acíclica direcionada, que é mais como uma “árvore” de nós e blocos de transações. Isso permite que a rede funcione com menos atrasos no processamento de blocos, oferecendo uma experiência mais rápida para seus usuários. 

A Fantom opera em consenso de proof-of-stake (prova de participação), onde os nós validadores são definidos quando se mantém (staking) o FTM, o token base da rede. 

O que é FTM 

FTM é a criptomoeda nativa da rede Fantom, usada principalmente para que os usuários possam acessar os dApps do ecossistema, pagando taxas por determinadas ações. A posse do token permite a execução de nós validadores na rede, algo pelo qual é pago um incentivo econômico também em FTM. E é essa criptomoeda que permite a participação na governança on-chain da Fantom. 

Além de sua versão nativa, existem as versões ERC-20 (na rede Ethereum) e BEP-20 (na Binance Smart Chain) — portanto, esse token possui utilitário multi-chain. 

Como comprar FTM em reais 

A criptomoeda da rede Fantom já está disponível para compra no aplicativo ou diretamente no site da Ripio e você só precisa de uma conta ativa com saldo disponível em reais. Além de comprar e vender FTM, com a wallet da Ripio você pode também receber e enviar essa e outras criptomoedas.

  1. Se você não possui uma conta Ripio, faça o cadastro pelo site ou baixe o aplicativo para Android ou iOS.
  2. Ative sua conta para comprar FTM com reais. 
  3. Deposite o saldo por transferência bancária, Mercado Pago ou Pix. 
  4. Na sua carteira ou no “módulo de compra”, insira a quantidade de criptomoedas FTM que deseja e siga os passos para confinar a compra.
  5. Siga os próximos passos para confirmar a compra e pronto! 

Tem alguma dúvida de como comprar FTM na Ripio? Mande uma mensagem para nós.