A FTM é o token nativo da Fantom, uma das redes com maior atividade de dApps (aplicativos descentralizados) e protocolos DeFi (finanças descentralizadas) do mercado.
O design particular da Fantom, que não utiliza uma estrutura tradicional de blockchain, permite que a rede trabalhe com transferências quase imediatas e de baixo custo operacional, sem sacrificar a sua segurança e a escalabilidade.
Além disso, a rede executa todos os tipos de dApps originalmente desenvolvidos para Ethereum, uma vez que é compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM). Entenda o protocolo e a criptomoeda FTM.
O que é Fantom?
Fantom é o nome dado à rede descentralizada para uso de criptomoedas e desenvolvimento de smart contracts (contratos inteligentes), projetada principalmente para a implantação de dApps e protocolos DeFi. Essa orientação faz da Fantom uma das comunidades de desenvolvimento mais importantes para o crescimento da web3.
A plataforma opera todos os tipos de produtos e serviços do ecossistema cripto, como:
- As exchanges descentralizadas (DEX) Sushi, Curve e 1inch;
- As bridges (pontes de criptografia) REN e Multichain;
- Os protocolos DeFi Aave e Yearn;
- Os utilitários NFT PaintSwap, Artion e NFTKEY;
- Os jogos play-to-earn (jogue-para-ganhar) Tankwasrs Zone, Fantom Survivor e PocketPals.
O que é FTM?
FTM é a criptomoeda nativa da rede, usada pelos usuários principalmente para acessar os dApps do ecossistema. Elas servem como meio de pagamento das taxas, bem como para outras ações.
A posse do token permite a execução de nós validadores, algo pelo qual é pago um incentivo econômico também em FTM. A cripto permite ainda a participação na governança on-chain da Fantom. Além de sua versão nativa, existem também as versões ERC-20 (na rede Ethereum) e BEP-20 (na Binance Smart Chain) – já que o token possui utilitário multi-chain.
Como funciona a Fantom?
A rede utiliza a tecnologia de contabilidade distribuída (distributed ledger technology) assim como outras blockchains.
Porém, em vez do formato tradicional de uma cadeia de blocos, a Fantom usa uma estrutura gráfica acíclica direcionada, que é mais como uma “árvore” de nós e blocos de transações. Isso permite que ela funcione com menos atrasos no processamento de blocos, oferecendo uma experiência mais rápida para os seus usuários.
A Fantom opera sob o consenso de Proof of Stake (prova de participação), em que os nós validadores são definidos quando os usuários mantêm FTMs bloqueados (staking).
Como comprar FTM em reais?
A criptomoeda da rede Fantom está disponível para compra no aplicativo ou pelo site da Ripio, e você só precisa de uma conta ativa com saldo disponível em reais para começar a negociá-la.
A wallet (carteira) da Ripio permite que, além de comprar e vender FTM, você também possa receber e enviar essa e outras criptomoedas. Para isso, basta seguir este passo a passo:
- Faça o seu cadastro pelo site ou baixe o aplicativo da Ripio para Android ou iOS;
- Ative sua conta para comprar FTM com reais;
- Deposite o saldo por transferência bancária, Mercado Pago ou Pix;
- Na sua carteira ou no “módulo de compra”, insira a quantidade de criptomoedas FTM que deseja negociar;
- Siga os próximos passos para confirmar a compra e pronto!
Tem alguma dúvida de como comprar FTM na Ripio? Mande uma mensagem para nós.