Voltar ao início

O que é Proof of stake? Saiba tudo sobre o protocolo

O que é Proof of stake? Saiba tudo sobre o protocolo

Entenda tudo sobre Proof of stake, o que é o protocolo, quais as vantagens, riscos e mais

Luana Miyuki
Content Analyst
5/12/22

Se você investe em criptomoedas, já deve ter ouvido o termo "Proof of Stake (PoS)". Essa expressão significa “prova de participação” e foi introduzida no mercado em 2011, através do fórum Bitcointalk. 

Esse sistema consiste em solucionar os problemas com o algoritmo "Proof of Work (PoW, que significa "prova de trabalho"), um dos mais utilizados atualmente. Todavia, essas modalidades de validação proporcionam um consenso melhor para atingir  metas na Blockchain

Em suma, no Proof of Stake é uma alternativa para a prova de trabalho, um full node (nó completo) deve comprovar uma quantidade de criptomoedas antes de uma comercialização para que, dessa forma, os blocos possam provar a posse dos ativos digitais.

As moedas digitais que trabalham com esse método de consenso são a BlackCoin (BLK), NuShares (NSR), Qora (QORA), Neo (NEO) e Decred (DCR). A prova de participação também consegue prevenir as moedas de possíveis ataques virtuais  e prevê punições severas para os atacantes .

Para explicar melhor o protocolo Proof of Stake, desenvolvemos este conteúdo para ajudar em sua rotina de operações com  criptomoedas. Prossiga com  a leitura para descobrir mais. 

O que é Proof of Stake?

O algoritmo dessa ferramenta seleciona um node (nó) para validar um bloco de criptomoedas. Com isso, permite a combinação de alguns fatores que incluem a participação, a randomização e o conteúdo de um full node. 

Vale ressaltar que não existe mineração em prova de participação, pois essa modalidade ajuda na construção dos blocos de ativos. As criptomoedas que usam esse sistema são vendidas a partir de uma pré-extração e, em seguida, passam por esse consenso de validação.  

Além disso, os recursos utilizados em Proof of Stake geram taxas de recompensa para os usuários após a validação dos ativos. 

O que é Blockchain?

É uma ferramenta conhecida como um banco de dados, que registra o histórico da movimentação dos usuários de criptomoedas. 

Essa tecnologia permite o rastreamento do uso desses ativos e proporciona uma redução de riscos e custos para os operadores. A Blockchain também permite a centralização de informações ágeis, que podem ser compartilhadas entre os participantes de redes autorizadas. 

Ainda, a Blockchain gera funcionalidades que trazem algumas vantagens, como: 

  • Pedidos;
  • Pagamentos;
  • Prestação de contas;
  • Níveis de produção. 

Por isso, as redes blockchain se tornam importantes para que um investidor possa acompanhar detalhadamente todas as informações com confiança, agilidade e eficiência.

Objetivos do Proof of Stake

O objetivo desse mecanismo é resolver os problemas matemáticos que resultam dos processos de validação das criptomoedas. O sistema utiliza os nodes ativos para solucionar, equilibrar e trazer resultados eficientes para os blocos dessas moedas.

O Proof of Stake pode reduzir a possibilidade de gastos duplos em mais de uma comercialização diária. Com isso, o investidor terá segurança reforçada contra os possíveis ataques de compradores maliciosos.

Qual a diferença entre Proof of Stake e Proof of Work? 

Os serviços de investimento com criptomoedas não utilizam as mesmas modalidades consensuais, e para isso existem Proof of Stake e Proof of Work. É necessário sintetizar o objetivo desses mecanismos para você poder entender melhor sobre a proposta de cada segmento. 

Proof of Work

O Proof of Work (prova de trabalho) é utilizado na rede Bitcoin e era utilizado na Ethereum. Contudo, é um algoritmo mais caro, visto que utiliza uma precisão maior na identificação e na segurança dos dados operacionais. 

Além disso, o mecanismo apresenta cálculos matemáticos mais complexos, que devem ser finalizados antes da conclusão desse protocolo. Contudo, essa tecnologia permite que as provas sejam conferidas por outros participantes da rede. 

Proof of Stake

Essa tecnologia tem o objetivo de manter a participação de investidores nas redes de criptomoedas. Nesse sistema, os ativos digitais são validados por quantidade e, com isso, os participantes recebem recompensas com as taxas de transações. 

Para participar desse processo, o investidor precisará bloquear (staking) um montante de moedas e aguardar que um node seja validado para a construção de um bloco.

Vantagens do Proof of Stake

Como se tornou um método de eficácia comprovada entre os usuários de criptomoedas, o Proof of Stake pode oferecer vantagens aos investimentos de ativos digitais. Sendo assim, listamos alguns benefícios que o mecanismo pode oferecer, como:

  • Segurança;
  • Escalabilidade;
  • Economia;
  • Recompensas.

Riscos do Proof of Stake

Mas, apesar de ser considerada uma modalidade segura, o Proof of Stake não está livre de riscos. Como ainda é grande o número de ataques virtuais, a prova de consenso pode ser restrita a poucos membros das redes blockchain. 

Fatores como a centralização e o “Ataque de 51%” podem interferir nos negócios e gerar perdas aos investidores. Portanto, os usuários que possuem alto poder de computação ou que detenham  a maioria de seus ativos em rede devem ficar atentos a possíveis falhas operacionais. 

Conclusão

Nesse artigo  você conheceu como funciona o  Proof of Skate, foi apresentado ao conceito de Proof of Work e compreendeu a importância desses mecanismos para o mercado de criptomoedas.

Com essas ferramentas, um investidor garantirá um consenso melhor para as provas de trabalho e participação nas redes de ativos digitais e, ainda, desenvolverá uma comercialização compensatória para os seus investimentos.

O comprador pode certificar a sua permanência nas redes com a comprovação da existência de seus ativos e, nisso, terá chances maiores de gerar oportunidades para os novos negócios. 

Na intenção de evitar os riscos, como o do conhecido “Ataque de 51%”, o Proof of Stake e

o Proof of Work podem gerar vantagens e um bom custo-benefício na operação de seus ativos digitais.