Assim como um arquiteto trabalha com rascunhos antes de apresentar os planos finais de sua obra para iniciar a construção, os desenvolvedores não aplicam suas ideias diretamente nas redes de criptomoedas. Na verdade, fazer isso de forma incorreta pode causar enormes perdas econômicas aos usuários.
Para essas situações foram criadas as testnets ou “redes de teste”. Contamos tudo sobre elas a seguir.
O que é uma testnet cripto?
Uma testnet é, como indica a tradução literal do termo, uma rede de testes. Em outras palavras, é um ambiente idêntico à rede principal (como Bitcoin ou Ethereum), mas separado dela, onde é possível fazer testes em condições similares, mas sem resultados permanentes na blockchain.
Podemos comparar uma rede de testes ao treinamento de uma equipe esportiva. Tudo o que é feito em uma testnet é como um treino, mas não envolve dinheiro real nem é registrado de forma permanente na rede principal.
Por exemplo, um desenvolvedor que criou uma nova wallet para Ethereum pode usar a testnet Holesky para os primeiros ensaios. Assim, pode testar as funcionalidades e a segurança da wallet usando o token da testnet, sem precisar comprometer fundos reais em ether (ETH) na rede principal.
Ela também serve para atualizações maiores, que afetam todo o protocolo. Por exemplo, quando o Ethereum passou da mineração (Proof of Work) para o staking (Proof of Stake) em 2022, houve várias etapas de testes em diferentes testnets como Goerli e Sepolia.
O mesmo aconteceu com atualizações no protocolo do Bitcoin, como o Taproot em 2021 e o SegWit em 2017, que foram testadas em redes de testes. Atualmente, o Bitcoin está em transição da Testnet3 para a Testnet4 como rede de testes.
As testnets também são úteis para outros usuários
Além dos desenvolvedores, as testnets também são úteis para validadores ou mineradores, que podem praticar a configuração de seu nó sem comprometer recursos reais.
Da mesma forma, as testnets são úteis para usuários com nível de conhecimento mais básico. Se você quer aprender a usar uma wallet ou testar diferentes funções de um contrato inteligente, uma rede de testes pode oferecer o contexto ideal para isso sem colocar em risco suas criptomoedas reais.
Geralmente, as criptomoedas de uma testnet podem ser obtidas gratuitamente em páginas dedicadas a isso. Esses sites são conhecidos como “faucets” (em inglês, “torneira”), e, embora poucos saibam, foi assim que milhares de bitcoins reais foram distribuídos nos primeiros anos de existência!
Diferenças entre testnet e mainnet
A principal diferença entre uma testnet e a rede principal de uma blockchain (mainnet) é que o que acontece na rede de testes não tem repercussão na blockchain original. Por isso, é um ambiente ideal para testes: reproduz as mesmas condições técnicas, mas sem consequências se algo der errado.
Ligado a isso, outro ponto importante é que nas testnets não se usa dinheiro real, mas sim criptomoedas distribuídas gratuitamente por “faucets”. Basta ter uma wallet para receber criptos desses sites.
Por fim, a terceira diferença está relacionada à finalidade de cada rede. As testnets são criadas para testar novos desenvolvimentos, aplicações e atualizações de código antes de implementá-los definitivamente na rede principal. Muitas vezes os usuários são convidados a experimentar o produto na testnet antes mesmo de seu lançamento oficial.
Em resumo, as testnets cumprem um papel fundamental no mundo cripto: ajudam a experimentar, aprender e construir sem medo de perder fundos reais. Independentemente do seu nível de conhecimento sobre tecnologia, essas redes de testes são o melhor ponto de partida para se envolver mais com as criptomoedas.
O conteúdo deste artigo tem apenas fins informativos e/ou educacionais. Não constitui aconselhamento financeiro, legal, fiscal ou de investimento, e não deve ser interpretado como uma recomendação para tomar qualquer ação específica.
Antes de tomar decisões financeiras, de investimento ou comerciais, é recomendável consultar um assessor ou profissional qualificado na área correspondente.Os ativos digitais podem apresentar alta volatilidade em suas cotações. A Ripio não oferece garantias ou representa a viabilidade ou adequação desses ativos como uma opção de investimento.