Voltar ao início

O que é Gas e Gwei no Ethereum?

O que é Gas e Gwei no Ethereum?

Conheça os "centavos" do Ethereum e suas características principais da rede.

Santiago Juarros
Content Analyst
28/1/21

Não é incomum que os iniciantes no universo das criptomoedas precisem de um tempo para se acostumar com essa tecnologia e também com suas nomenclaturas.

Todos aqueles que hoje são mais experientes nessa área já passaram por isso.

Portanto, nós sabendo como essas dificuldades funcionam, estamos aqui para ajudar aqueles que estão começando a entender a tecnologia e suas terminologias da melhor forma possível.

No texto de hoje vamos tratar de algumas dúvidas e curiosidades e sobre o Ethereum, especialmente sobre o que é o Gas e Gwei. Não sabe responder? Vem com a gente!

Um projeto promissor...

O Ethereum chama a atenção de praticamente todos os adeptos do mercado cripto por várias razões.

A principal delas é que o Ethereum é uma blockchain bastante diferente do Bitcoin e representa o segundo maior projeto de criptomoeda do mundo.

O projeto é extremamente ambicioso, busca levar a tecnologia blockchain para um novo nível de aplicações, especialmente no universo dos chamados contratos inteligentes.

Ocorre que por essas diferenças do Ethereum em relação ao projeto mais conhecido, o Bitcoin, existem algumas diferenças em torno das quais os conceitos de Gas e Gwei acabam por ser introduzidos.

Antes de avançar, a primeira questão que precisa ficar clara para todos a fim de entenderem os conceitos que a seguir é que ninguém trabalha de graça, nem mesmo a blockchain.

Dessa forma, o Ethereum, assim como qualquer outra blockchain, cobra taxas pela sua utilização. Essas taxas servem para remunerar os mineradores responsáveis por aprovar cada transação e formar os blocos que, ligados uns aos outros, formam a cadeia de blocos de transações.

Ao contrário de redes como o Bitcoin, o Ethereum faz mais do que apenas transferir valores. Por isso, a demanda de uso dela é mais variada.

Além do próprio Ether (ETH), que é a criptomoeda do Ethereum, a rede comporta por exemplo os tokens ERC-20 e os contratos inteligentes.

E cada uma dessas coisas possui uma natureza, uma função e um preço.

O que é Gwei?

A menor unidade do Bitcoin se chama satoshi, em homenagem ao criador do projeto.

No caso do ETH, a menor unidade é chamada de wei.

Todavia, enquanto um Bitcoin pode ser dividido em até 100.000.000 (cem milhões) de satoshis, o ETH é muito mais divisível ainda.

Cada ETH equivale a 1.000.000.000.000.000.000 (um quintilhão) de Weis.

Sendo assim, o Gwei é uma das unidades de medida do ETH para lidar com essas escalas de valores menores.

Trata-se da quantidade de Gas cobrada em Wei. Ela equivale a 100 milhões de Wei.

O nome Wei foi dado em homenagem ao criptógrafo Wei Dai, uma das inspirações de Satoshi na criação do Bitcoin.

O que é Gas?

O Gas nada mais é do que uma taxa cobrada em cada transação na blockchain do Ethereum. Esse valor, entretanto, pode variar de acordo com vários fatores, como a demanda pela rede no momento e o tipo de operação do qual estamos falando.

Por exemplo, uma transação de ETH consumirá uma quantidade de Gas. Já a execução de um contrato inteligente consumirá outra quantidade. Uma transferência de token ERC-20 consumirá outra quantidade. Além disso, há ainda um aspecto a ser considerado.

Existem dois tipos de valores a serem considerados nas transações em geral: o limite do Gas e o preço Gas.

Limite do Gas: é o valor máximo de Gas que uma transação poderá consumir. Esse valor muda de acordo com a operação.

Essa é uma solução para que se a pessoa fizer uma transação e usar Gas em excesso, o excedente é convertido em ETH e devolvido para sua carteira ou contrato inteligente.

Porém, o alerta é que caso seja fornecida uma quantidade de Gas insuficiente, essa quantidade é rejeitada pelo minerador e a transação é revertida para o usuário. Na dúvida, envie sempre um valor a mais, pois não há custos para isso e garante que sua transação seja processada com sucesso.

Preço do Gas: é a quantidade de Gwei que o remetente está disposto a pagar por cada Gas.

Essa taxa pode ser definida de acordo com a pressa em enviar a transação. Se o objetivo é ter uma transação mais rápida, o preço terá que ser alto. Se quiser economizar, o remetente pode baixar o Gas, mas terá uma prioridade menor no envio e na confirmação da sua transação.

Para mais informações a respeito do universo das criptomoedas, fique ligado no blog da Ripio.