Voltar ao início

O que é Bitcoin?

7/1/19

Em 2008, Satoshi Nakamoto, um pseudônimo que ninguém sabe quem está por trás dele, publicou em um grupo de discussão na internet um documento técnico conhecido como whitepaper, em que explicava o funcionamento de uma nova moeda completamente eletrônica, feita para substituir o papel moeda nos meios digitais. 

Você pode conferir esse documento que marca a história do Bitcoin no site Bitcoin.org: "Bitcoin: Um Sistema de Dinheiro Eletrônico P2P".

Poucos meses depois da publicação deste paper, Satoshi Nakamoto divulgou a primeira versão do software e convidou outros desenvolvedores a colaborar com o código aberto do sistema da primeira criptomoeda descentralizada e global.

Assim se criou a Rede Bitcoin e, em 22 de maio de 2010, foi realizada a primeira transação com valor financeiro na rede: a compra de duas pizzas por 10 mil BTC.

nota 2- que es bitcoin-01.png

Neste momento, já não era Satoshi Nakamoto, mas um dos desenvolvedores que colaboravam com a Rede Bitcoin, chamado Laszlo Hanyecz, que publicou no fórum Bitcoin Talk um pedido de 2 pizzas grandes, perguntando quem estava disposto a entregar o pedido em troca de bitcoins.

Essa data é celebrada como "Bitcoin Pizza Day", um marco que comemora a prova real de que o Bitcoin tem utilidade na "vida real". Mostrar que o BTC pode ser usado sim para transações financeiras efetivas foi fundamental para o futuro das criptomoedas.

o que e bitcoin-02.png

Desde então, o Bitcoin se transformou em um fenômeno de escala global que deu início a criação de outras milhares de criptomoedas.

Além de outras criptomoedas, o próprio ecossistema do Bitcoin se fortaleceu ao longo dos anos. Surgiram empresas como as exchanges digitais e carteiras, como a Ripio, que facilitam a aquisição e armazenamento de moedas digitais.

O mercado de criptomoedas vem amadurecendo ano após ano e transaciona bilhões de dólares pelo mundo todo.

Com toda essa história, vem a pergunta que não quer calar:

Afinal, o que é Bitcoin?

Bitcoin é a primeira moeda digital descentralizada e global, além de ser a mais famosa e valorosa criptomoeda. 

Essa moeda digital descentralizada funciona sem depender do controle de Governo, Banco ou qualquer instituição, pois é baseada em uma rede ponto a ponto - P2P - (do inglês, peer to peer) de acordo com o protocolo público e de código aberto apresentado por Satoshi Nakamoto.

Diferente do que acontece nos serviços de um banco em que todos os dados são centralizados em uma base, cada computador da Rede Bitcoin executa os procedimentos necessários para mantê-la funcionando, todos os usuários estão conectados entre si e não há um servidor central.

Tudo isso quer dizer que o Bitcoin é um dinheiro digital sem intermediários, que funciona por meio de uma rede global, um software de código aberto.

o que e bitcoin-03.png

Os usuários desta rede podem enviar e receber bitcoins sem precisar fornecer dados ou solicitar a autorização prévia de ninguém. É como o dinheiro de papel, mas digital. Pode ser usado sem nenhum tipo de restrição ou sanção.

A unidade da moeda Bitcoin é representada pela sigla BTC, sendo que a unidade pode ser dividida em 100000000 partes. Assim, a menor divisão do bitcoin equivale a 0,00000001 BTC e é chamada de satoshi.

Existem mais de 18 milhões de bitcoins circulando pelo mundo e o total da emissão será de 21 milhões. Essa característica, a escassez programada, lhe dá um atrativo muito importante. Mas, esse conceito é tema para conversarmos em outro artigo.

A rede, por sua vez, executa as três tarefas fundamentais para que o Bitcoin funcione: fazer as transações entre os usuários, validar essas transações e criar novos bitcoins

Todo o mecanismo para fazer isso está conectado de forma intrínseca com a tecnologia conhecida como blockchain, que é a base de dados sobre a qual funciona o Bitcoin. 

A criação de novos bitcoins se chama mineração e é algo que explicamos em outro artigo aqui em nosso blog.

Como comprar e vender bitcoins?

A forma mais simples de comprar bitcoins é utilizando alguma plataforma que se dedique a isso.

Existem várias empresas que facilitam a negociação de bitcoins, algumas mais complexas, funcionando de forma semelhante a um "home broker" e outras bem mais simples que facilitam a compra e venda para pessoas leigas no mercado financeiro.

A Ripio possui ambos os serviços integrados em uma mesma plataforma. Se quiser um guia mais completo de como comprar bitcoin na Ripio, pode ler esse artigo.