Voltar ao início

Conheça a melhor forma de guardar dólares para viajar

Conheça a melhor forma de guardar dólares para viajar

Vai viajar e está em dúvida sobre como guardar seus dólares? Então conheça a melhor maneira neste artigo.

Santiago Juarros
Content Analyst
16/4/21

O mundo agora é “digital”, e a forma atual de abordagem e uso do dinheiro muda constantemente. Para quem está pensando em viajar para um país estrangeiro, os avanços das tecnologias em desenvolvimento, do mundo das criptomoedas, também são positivos, porque as criptomoedas podem facitilar viagens internacionais.

A maneira mais inteligente de guardar investimentos a serem gastos na viagem, está relacionada a utilizar criptos simplesmente para a compra de algumas moedas estrangeiras fortes, que não sofrem, logicamente, tanta variação como o Real.

As stablecoins e a ligação entre moeda tradicional e criptomoeda

O conceito de stablecoin é fornecer vantagens dos mundos da moeda fiduciária (qualquer documento, dentre os quais o mais tradicional é o dinheiro impresso, que seja aceito como método de pagamento, e seu valor depende da confiança na instituição que o emitiu) e da criptomoeda.

Stablecoins, “moeda estável”, em tradução literal ao português, são usadas ​​principalmente como uma proteção contra a alta volatilidade, que é a variação de preço, dos mercados de criptomoedas. No contexto de quem adquire dólares para gastar em viagem, por exemplo, elas são usadas ​​como uma moeda estável, ou seja, proteção contra a inflação, além de fornecer maior transparência e descentralização.

Outras vantagens de adquirir stablecoins para guardar dólar para viagem:

Evita as taxas de casas de câmbio e bancos

Paga-se até 3,5% de comissões em casas de câmbio. Além do valor a ser pago de início, precisa-se pensar que, ao sobrar dinheiro no retorno da viagem, a nova taxa precisa ser paga a uma dessas instituições para converter o dinheiro em real novamente.

Entraves burocráticos

Existem restrições do governo para compras acima de USD 3 mil, assim, talvez seja necessário envolver outras pessoas e gastar mais tempo para a troca de moedas.

Segurança

Guardar dólares ou outra moeda estrangeira em espécie pode ser perigoso. Se as instituições financeiras só podem guardar em espécie a moeda nacional, manter e transportar uma quantia de dinheiro impresso apresenta um número de riscos tanto para o investimento quanto para o possuidor.  

Maior agilidade no uso

As stablecoins apresentam transações mais rápidas do que trocar a moeda no país de destino (caso o viajante tenha levado alguma quantia em Real), o que as torna bastante úteis para pagamentos diários em transferências internacionais.

Escolhendo a stablecoin

Para quem deseja guardar seus dólares através das stablecoins, é preciso saber que já existe uma variedade dessas no mercado das criptos, e continuamente notícias de outros projetos estão a surgir. A escolha de qual stablecoin utilizar demanda cada vez mais análises cuidadosas.

Nem todas as stablecoins, logicamente, cumprem quesitos como segurança (qual Blockchain utiliza), lastro, sendo esse qual moeda fiduciárias está por trás da stablecoin, e possibilidades de uso, por exemplo, há um número de exchanges (corretoras de criptoativos, que funcionam através de plataformas eletrônicas que facilitam a negociação desses) que aceitam apenas uma stablecoin.

Uma stablecoin referenciada em dólar americano, executada na blockchain Ethereum, tem chamado tanto a atenção que se tornou a segunda maior stablecoin lastreada em dólares americanos, atrás somente do Tether, é a USDC. Essa, além da segurança de operar na plataforma mencionada, apresenta a credibilidade de ser desenvolvida por duas grandes empresas de blockchain norte-americanas. Também há a preocupação com a regulação de suas operações, em conformidade com as leis locais onde a cripto é usada.

Outra stablecoin altamente confiável e descentralizada, não podendo ser desligada nem censurada, é a DAI. Assim como a USDC, sua estrutura funciona através da tecnologia Blockchain Ethereum e de seus contratos inteligentes. Ainda, o usuário precisa depositar ativos como garantia do valor das criptos em circulação, e essa garantia, por sua vez, supera o de DAI circulando, gerando assim maior segurança em quem utiliza a moeda digital.

Além disso, se está planejando uma viagem ou pretende guardar suas stablecoins, é necessário se informar e ter uma plataforma que ajude a armazenar seu dinheiro de maneira segura e que, claro, permita comprar esses criptodólares.

Por isso, nós temos duas soluções: Acesse a plataforma da Ripio para ter uma carteira digital personalizada e segura. E também, mantenha-se informado para mais informações sobre o universo de moedas digitais no Launchpad da Ripio.